Topo

Marcela McGowan dá dicas sobre menstruação para mães de meninas: 'Estigma'

Marcela McGowan respondeu mãe que perguntou no Instagram sobre menstruação - Reprodução/ Instagram @marcelamcgowan
Marcela McGowan respondeu mãe que perguntou no Instagram sobre menstruação Imagem: Reprodução/ Instagram @marcelamcgowan

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2021 23h20

A médica ginecologista e ex-BBB Marcela McGowan recebeu uma dúvida nas mensagens do Instagram e decidiu responder nos seus stories. Uma mãe quis saber qual a idade adequada para falar abertamente com uma criança sobre menstruação.

"A menstruação pode vir normalmente a partir de oito e nove anos de idade. Mesmo que a gente ache criança, é bom termos essa conversa", explicou a ginecologista.

Ela reforçou a importância das próprias mães tratarem seus ciclos menstruais com normalidade. "Falar de menstruação como se não fosse uma coisa suja, um tabu, é o primeiro passo. Quando você normaliza e naturaliza isso, não parece algo ruim", afirmou.

"Sei que a gente tem nossas questões da menstruação, a gente fica falando que tem dor de cabeça. Mas tentar evitar esses discursos e falar naturalmente. Pegar um absorvente ou um coletor na mãe são processos que ajudam a naturalizar."

O momento ideal da conversa

"Quando surgem alterações no corpo, é um sinal de que a menstruação venha em algum momento". De acordo com Marcela, a partir daí já pode ser falado que há menstruação todo mês, que é um processo normal.

"Tentar tirar aquele estigma do 'ah, agora você é mocinha, você pode engravidar e não pode mais brincar'. [...] Essa sensação de infância roubada é muito comum nas mulheres quando a gente menstrua, porque a gente já entende, inconscientemente, que ser mulher é difícil por tudo o que a gente vê ao nosso redor", esclareceu Marcela.

Por fim, a ex-BBB indicou que as mães tentem ritualizar o momento quando a menstruação das filhas "descerem" e indicou o livro "A menina que virou lua" para dar de presente a elas.

"Você pode fazer da menstruação algo importante, algo positivo para sua filha. Quando 'descer' é o momento de explicar como usar o absorvente, essas coisas específicas. E se mostrar aberta para que ela possa fazer perguntas e não tenha motivos para se envergonhar", finalizou.