Topo

Amigo de Lucas critica reação de brothers: 'Tratado pior do que cachorro'

Acervo pessoal - Lucas Penteado e MC Timex
Acervo pessoal Imagem: Lucas Penteado e MC Timex

Mari Monts

Do UOL, em São Paulo

02/02/2021 11h50

Jenilson Conceição da Costa, ou MC Timex, conhece Lucas Penteado há oito anos. Ver o amigo sendo excluído pelos colegas do "BBB 21" o fez chorar. O funkeiro disse que o parceiro errou ao tentar forçar um jogo para "tirar os brancos", mas que a reação da casa, principalmente de Karol Conká, tem sido "perturbadora".

O UOL conversou com Timex por quase 40 minutos pelo telefone. Ele contou como começou a amizade com Koka, disse que eles até gravaram um funk recentemente, emocionou-se ao falar da caminhada de Lucas e também da batalha dos dois por uma oportunidade no meio artístico.

Timex também condenou a maneira que Karol Conká tem lidado com Lucas, sobretudo quando a cantora falou para o ator comer sozinho:

Foi tratado pior do que um cachorro. Como ele se levanta assim? Estou muito triste, mas sei que ele vai dar um jeito. Quem nunca errou na vida?

 Timex e Lucas em clipe "Deus Que Me Guia" - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Timex e Lucas em clipe "Deus Que Me Guia"
Imagem: Acervo pessoal

Entender antes de julgar

Timex e Koka se conheceram na Funarte, a Fundação Nacional de Artes. O MC, 31 anos, viu de perto a mobilização de Lucas como um dos líderes da ocupação das escolas secundaristas em 2015: "É um cara inteligente e carismático".

Por isso, ele tenta entender o que despertou o gatilho de Lucas na noite das discussões no "BBB":

Ele não é assim. Ele não é mau. Eu conheço ele. Os pais moram de aluguel, ele sonha em dar uma casa para a mãe, isso pode ter mexido com ele. Tem que entender por que ele está dessa forma. Ele já passou por racismo. Ele é um preto estudado. Os traumas vêm à cabeça.

Sobre os pais de Lucas, Timex relembra um momento ao lado da mãe do amigo, Andrea Penteado: "Mulher batalhadora, só quer o bem do Koka. Quando a gente estava ocupando as escolas, ela chegou com um amor tão grande, aquilo me emocionou tanto que eu chamo até hoje ela de mãe".

"Qual é a luta?"

Os dois se distanciaram por um tempo, mas recentemente retomaram contato e lançaram a música "Deus que me Guia", produzida pela Love Funk: "O irmão dele, Igor Penteado, que escreveu. E o dono da produtora deu essa oportunidade para a gente gravar".

Timex disse que não sabia que o amigo entraria no reality show. Mas contou que antes de Koka viajar para o Rio de Janeiro, os dois se encontraram e conversaram sobre qual era a luta de Lucas:

Ele perguntava o que ele realmente precisava fazer. Dizia que a luta era a revolução, o fazer diferente. Ele tenta ser perfeito, mas tem falhas. Eu falava para ele: 'Mano, a luta é você poder revolucionar o pensamento das pessoas com algo concreto, com algo que você vai conquistar por sua narrativa'. Ele é talentoso e carismático.

Questionado sobre o Lucas sonhador, Timex fez uma longa pausa e, emocionado, falou:

Conheço pai, mãe e irmão. Ele já passou por diversas dificuldades. O mesmo sonho que ele tem, eu também tenho. Ele tem com o slam, eu tenho com o funk. Meus empresários tinham que levar ele para todos os lados. Ele não tinha dinheiro para o transporte. Ele não tem uma condição financeira boa. Eu me emociono para falar do moleque, porque ele é meu amigo. Ele tem o poder de mudar a vida da família, sabe?

Timex e Koka - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Timex e Koka
Imagem: Acervo pessoal

Um menino brincalhão

O funkeiro diz que, se Lucas sair com a imagem suja do programa, os empresários dele vão ajudar: "A gente não vai dar as costas. Quando a pessoa precisa de ajuda, ela merece uma chance."

Mas Timex acredita que o amigo vai dar a volta por cima: "Koka devia fazer a revolução do jeito brincalhão dele. Ele falou que seria tipo 'Um Maluco no Pedaço', esse com certeza é ele".

Documentário 'BBB'

Assista a série do UOL sobre os participantes do "Big Brother Brasil" que acabaram virando caso de polícia.