Topo

Karol Conká é suspensa oficialmente de festival após jogo da discórdia

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

02/02/2021 14h06

Participante do "BBB 21", Karol Conká está oficialmente suspensa da programação Festival Rec-Beat. A informação foi confirmada hoje ao UOL pela assessoria de imprensa do evento. A decisão vem à tona após o jogo da discórdia, que movimentou a casa "BBB" e acabou rendendo mais críticas à cantora pelo seu comportamento ao vivo com Lucas Penteado.

"Comunicamos a decisão do Festival Rec-Beat de suspender a exibição do registro audiovisual da apresentação da artista Karol Conka na edição digital do evento, que acontecerá no dia 14/02 no canal de YouTube do festival. Essa decisão foi tomada em comum acordo entre a direção do Rec-Beat e a produção da artista", informou em nota.

O festival pontua a "absoluta discordância" em relação às atitudes de Conká. Esclarece que em 25 anos, o evento "consolidou valores como respeito à diversidade, raça, cor, etnia, origem e condição, pela equidade de gêneros, pela inclusão, pelo exercício da democracia e total liberdade de expressão que respeite tais princípios".

A conduta de Karol Conka na casa do BBB estilhaçou fora dela essa relação que há de ser inquebrantável para se manter intacto o espírito de celebração e confraternização em torno da música, que é o elemento propulsor do Rec-Beat.

A organização já vinha estudando nos últimos dias a possível suspensão da artista da programação. No último domingo, o festival repudiou, por meio de comunicado, as declarações e atitudes da cantora no "BBB 21".

Como seria a apresentação de Conká no festival

O vídeo de Karol Conká que seria apresentado no Festival Rec-Beat é de uma gravação fechada ao público feita especialmente para o evento. A performance aconteceu na Pinacoteca de São Paulo.

A produção adotou uma linguagem de cinema para o show, que seria exibido durante o Festival. A reportagem do UOL ainda apurou que ao todo foram 35 minutos de gravação de material de audiovisual, que acabou sendo engavetado.

Algumas das músicas que Karol Conká cantou em sua performance foram "Kaça", "Bate a Poeira", "Tempos Insanos", "Saudade" e "Boa Noite".

O comunicado na íntegra

"Comunicamos a decisão do Festival Rec-Beat de suspender a exibição do registro audiovisual da apresentação da artista Karol Conká na edição digital do evento, que acontecerá no dia 14/02 no canal de YouTube do festival. Essa decisão foi tomada em comum acordo entre a direção do Rec-Beat e a produção da artista

Nós, que fazemos o Rec-Beat, acompanhamos as últimas declarações de Karol Conká no #BBB21 e reafirmamos nossa total e absoluta discordância de suas atitudes, que vão contra os princípios basilares do Rec-Beat e do nosso público.

Em mais de 25 anos de existência, o festival consolidou princípios inalienáveis que passam pelo respeito à diversidade, raça, cor, etnia, origem e condição, pela equidade de gêneros, pela inclusão, pelo exercício da democracia e total liberdade de expressão que respeite tais princípios.

Qualquer atitude que confronte um desses valores resulta em romper o valioso elo que une o artista, o festival e o seu público. A conduta de Karol Conká na casa do BBB estilhaçou fora dela essa relação que há de ser inquebrantável para se manter intacto o espírito de celebração e confraternização em torno da música, que é o elemento propulsor do Rec-Beat.

Acreditamos que momentos como este nos oferecem oportunidade de reflexão, de aprendizado e de avanço na desconstrução de condutas que remetem a valores colonizadores.

Queremos ir mais além nessa questão e por isso anunciaremos em breve a realização de um debate onde o tema central será xenofobia. Será uma oportunidade para refletirmos juntos e colhermos um aprendizado que seja transformador em nossas vidas e em nossas relações em sociedade".

Críticas a Karol Conká

Comentários de Karol Conká na casa do "BBB 21" viralizaram nas redes sociais e ela foi acusada de preconceito. Ela reclamou, por exemplo, do jeito expansivo de Juliette e deu a entender que era mais educada do que a rival por ser de Curitiba. Acabou sendo criticada por suposto crime de xenofobia.

Ela também foi acusada de preconceito religioso e recebeu críticas por ofender o participante Lucas Penteado, além de cometer bullying com ele dentro do confinamento. Durante o jogo da discórdia, realizado na última segunda-feira, Karol continuou o ofendendo, ao vivo: "É um abusador, merda".

Durante o dia, Karol expulsou Lucas penteado da mesa, o ator chorou e a web não perdoou: "Não quero incomodar", disse ele.

Quem deve ser eliminado do 'BBB 21'?

Enquete encerrada

Total de 225228 votos
77,45%
Globo/João Cotta
13,11%
Globo/João Cotta
9,45%
Globo/João Cotta
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto