Topo

Renata del Bianco relembra assédio moral: 'Diziam que eu não tinha talento'

Renata Del Bianco interpretou Vivi em Chiquititas - Reprodução/Instagram
Renata Del Bianco interpretou Vivi em Chiquititas Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/02/2021 10h42

Renata del Bianco voltou a falar sobre o assédio moral que sofreu no passado, e que acabou deixando marcas profundas em sua vida até os dias de hoje. A atriz, que ficou famosa ao interpretar Vivi na primeira versão da novela "Chiquititas", falou pela primeira vez sobre o assunto há algumas semanas, e desde então tem sido mais aberta a comentar o que vivenciou, inclusive sobre sua luta contra a anorexia.

Segundo ela, a vontade de falar a respeito surgiu quando um seguidor a questionou nas redes sociais sobre sua suposta falta de vaidade. "A pessoa que ficou me perguntando acionou um gatilho em mim. Então, pensei: 'Posso usar isso para me derrubar ou posso tentar usar a meu favor, expondo isso'", contou para a coluna de Patrícia Kogut, em "O Globo".

Me surpreendi com o resultado. Muitas mensagens de pessoas se identificando, muito carinho... O universo é muito louco. Em 1997 (ano de estreia de "Chiquititas) nem imaginava que hoje teríamos uma ferramenta que nos aproximasse tanto dos fãs como as redes.

Renata celebra a interação que tem com os fãs hoje em dia. "Ressalto a importância que eles têm para mim. A gente conversa, muitos se abrem e contam experiências que acrescentam. É uma troca", frisou.

Pressão estética

Renata explicou que começou a sentir a pressão para se encaixar nos padrões de beleza exigidos pela sociedade quando ainda era criança. "Na sinopse já estava escrito: 'Vivi, a menina mais bonita do orfanato'. Na época, eu, inocente, achei o máximo. Jamais imaginei que fosse carregar esse peso por tantos anos", relembrou.

Identifiquei que sofria com essas questões quando, aos 30 anos, busquei terapia porque achava que não estava onde eu deveria estar. Eu me cobrava muito e achei que isso iria ajudar. Fui encaminhada para um médico que me ajudou a perceber certas coisas. Além do tratamento médico, também pesquisei muito sobre o que me afligia para entender melhor e aprender a lidar com isso. É um processo. Tanto que só agora, aos 35, é que consegui falar disso publicamente.

Em seguida, ela falou sobre sua adolescência, quando sofreu assédio moral. "Quando eu saí de 'Chiquititas', eu fui para o mundo. Entrei para o grupo musical 'As crianças mais amadas do Brasil'. Fazíamos shows pelo Brasil todo. Até então, eu gravava em outro país (Argentina) e não tinha muito contato com meu público. Estar nessa situação nova teve seu lado bom, pela proximidade do público, mas também me deixou mais vulnerável", disse.

Sofri pela primeira vez com assédio moral, por parte de empresários que ficavam dizendo que eu não tinha talento e coisas do tipo. Além disso, me comparavam, uma adolescente de 13 anos, com mulheres adultas. Diziam: "A mulher de fulano te substituiria fácil, fácil". Por isso, minhas referências passaram a ser de mulheres adultas, com roupas mais chamativas, sensuais etc.

Mudança de atitude

As coisas mudaram quando Renata teve sua primeira filha, há dois anos. "Quando a Aurora nasceu, comecei a me enxergar como uma porta-voz de certos temas. Penso que, se falarmos sobre isso, pode ser mais fácil para ela encarar o mundo cheio de tabus. Eu queria ser mãe e romantizei muito a maternidade. Quando veio, foi uma desconstrução de conceitos", declarou.

Depois de um tempo, percebi que era minha responsabilidade criar aquela pessoa sem gerar muitos traumas. Antes, eu pensava: "Imagina, é muito natural para a mulher ser mãe". Mas ninguém fala dos muitos quilos na gravidez, da depressão pós-parto, da dor para amamentar, da mastite etc. E, quando falavam, eu achava que era bobagem. Precisei viver para ver que não. Isso me levou a pensar que falar sobre os meu problemas poderia ajudar alguém com questões parecidas.

Caso com Junior

No fim do ano passado, Renata contou ao público através de uma brincadeira nos Stories de sua conta no Instagram que teve um caso com Junior Lima, da dupla Sandy & Junior. A atriz ficou surpresa com o alcance da notícia.

"Recebi um monte de mensagem. Muita gente dizendo que realizou seu sonho: 'Vivi pegou o Junior'. Na época, existia um abismo entre o artista e o público, não havia esse tipo de conversa. Ninguém soube de nada quando aconteceu, nós éramos muito amigos e nos aproximamos justamente por termos vivido coisas parecidas, como a juventude na mídia. E não tínhamos muito com quem conversar sobre isso".

Aí nos identificamos e bateu a química. Mas pouco tempo depois percebemos que era só amizade mesmo. Durante um tempo seguimos muito próximos. Depois, nos afastamos naturalmente. Hoje, cada um tem sua família e seus babies.