Topo

Advogado de Lucas diz aguardar saída do BBB para definir defesa

BBB 21: Lucas Penteado cogita deixar o reality show da Rede Globo - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Lucas Penteado cogita deixar o reality show da Rede Globo Imagem: Reprodução/Globoplay

Guilherme Lucio da Rocha e Mari Monts

Do UOL, em São Paulo

05/02/2021 15h24

O advogado que representa o ator Lucas Penteado, participante do "BBB 21", espera sua saída do programa para traçar a estratégia de defesa contra as acusações de agressão e cárcere privado feitas por uma ex-namorada. O UOL conversou com Fernando Santos, que está representando o brother e disse não ter sido notificado sobre o boletim de ocorrência feito pela vítima na última segunda-feira (1º).

De acordo com o advogado, Lucas vivia com mais sete parentes no apartamento onde a vítima diz ter ficado em cárcere privado. Ele afirma que a família do ator está tranquila, pois acredita em sua inocência.

Primeiro passo é ouvir o Lucas, para que ele possa apresentar sua versão dos fatos. A partir daí trabalharemos com calma, de forma a comprovar e trazer de fato a realidade.

Além disso, Fernando reitera que as acusações são delicadas e que, além de conversar com Lucas com cautela, também espera ter conhecimento se há provas ou não contra seu cliente:

Existem provas? Se existirem provas, nós iremos trabalhar com esses elementos. Acusar requer cuidado. A gente pode falar o que quiser, mas e as provas? Preciso vê-las para construir a defesa do meu cliente.

O advogado conclui que é preciso ter cuidado nesse momento, durante a participação de Lucas no BBB. Ele revelou que a família Penteado está aflita com o programa, lembrando que Lucas já foi humilhado e excluído por participantes do reality show.

1 quarto, 8 pessoas

O apartamento em que Lucas vive com a família, na Bela Vista, em São Paulo, onde a ex-namorada afirma ter ficado em cárcere privado, possui um quarto, banheiro, sala e cozinha. A afirmação é do representante da família de Lucas, que conversou com o UOL e explicou a dinâmica da casa:

Moram Lucas, a mãe, o pai, dois irmãos, a cunhada e duas crianças. Os pais ficam no quarto e o resto costuma dormir na sala. Não cabe nem mais um cachorro.

O advogado da família confirma que a estrutura da casa é pequena.

Defesa da vítima reforça acusações

Após o BO feito na segunda-feira, a vítima [que terá seu nome preservado] voltou à delegacia para retificar algumas informações com relação a datas. A advogada Angela de Paiva Ruiz, que acompanhou a jovem, também conversou com UOL e afirmou que a entrada de Lucas no reality foi um dos gatilhos para a ex-namorada procurar a polícia.

Quando ela soube da notícia, foi uma espécie de alívio, porque as ameaças do Lucas duraram até agosto. Com ele na casa, não teria mais isso. Porém, com o decorrer do programa, ela apresentou ataques de pânico e começou a se sentir muito mal em relembrar tudo o que passou. Com o apoio e incentivo da família, ela decidiu procurar a Justiça.

Segundo a denúncia, a vítima diz que ficou cerca de dois meses em cárcere privado e sofria agressões de Lucas. Sua advogada explicou que a jovem não saía "para absolutamente nada" e que o ator "escondia as chaves e seu celular".

Angela reforça que sua cliente não busca "cinco minutos de fama" e que não vai se pronunciar. Segundo a advogada, a vítima vem sofrendo psicologicamente com o caso.

Na mesma linha de Fernando, advogado de Lucas, a defesa da vítima afirma que o depoimento do ator é fundamental no processo para esclarecer o caso. Angela disse à reportagem que está colhendo provas para juntar ao processo - ela não quis revelar o que tem em mãos no momento.

Como funciona o trâmite legal

Após o registro do BO, a polícia civil vai investigar as acusações da ex-namorada por meio de um inquérito. Durante este inquérito, a polícia vai reunir provas e contraprovas e indicar se Lucas é condenável ou não. Depois disso, o Ministério Público analisa a documentação e oferecerá ou não a denúncia contra o BBB. Com isso, o ator pode ou não virar réu. Após esse trâmite, a Justiça vai definir se ele será condenado ou absolvido das acusações.

Como denunciar casos de violência doméstica

Já sofreu uma agressão e quer denunciar? Registre um Boletim de Ocorrência por violência doméstica em qualquer delegacia. Se puder, procure uma delegacia da mulher, especializada neste tipo de caso. Conhece uma mulher em situação de perigo? Ligue para 180. O canal do governo federal funciona 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. A ligação é anônima e a central dá orientações jurídicas, psicológicas e encaminha o pedido de investigação a órgãos de defesa à mulher, como o Ministério Público. Em casos de emergência, é possível telefonar para 190 e acionar a polícia.