Topo

Ator de 'It's A Sin' diz que contraiu HIV ao perder a virgindade

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

05/02/2021 17h04

Nathaniel Hall, protagonista da nova série britânica "It's A Sin", revelou que contraiu HIV quando fez sexo pela primeira vez, aos 16 anos. Em entrevista ao programa Steph's Packed Lunch, nesta sexta-feira (5), o ator de 34 anos disse que escondeu o diagnóstico da família e que a decisão fez com que desenvolvesse ansiedade e estresse pós-traumático.

"Descobri quando tinha 16 anos, tinha acabado de me declarar gay, era monitor-chefe na minha escola, era um aluno nota A. Foi um ato de rebelião. Conheci alguém, ele era mais velho do que eu e era como um exótico pregador gay, ele era tudo que eu sabia que eu queria ser", disse. "E como resultado dessa relação eu contraí HIV duas semanas antes do meu aniversário de 17 anos, e então vivi em silêncio por cerca de 15 anos."

Após se envolver com o homem, que era alguns anos mais velho que ele, Nathaniel Hall foi diagnosticado e os médicos deram a ele uma expectativa de vida de apenas 20 anos. "Foi como ser atropelado por um caminhão. Disseram-me na época que eu tinha um prognóstico de 37 anos. Foi tão difícil ouvir", desabafou.

Durante o período em que enfrentava o HIV sozinho, sem que os familiares soubessem, o ator se envolveu com álcool e drogas por uma década. No entanto, tudo mudou em 2017, quando Hall se tornou ativista pelo propósito de aumentar a conscientização sobre a doença.

"Não contei à minha família e sou muito próximo dela, então digo às pessoas que realmente mostra o poder do estigma e da vergonha do HIV. Então mantive isso em segredo e percebi, em 2017, que estava realmente impactando em minha vida. Eu tinha transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada, minha carreira não ia como eu queria", contou.

Nathaniel também relatou como conseguiu se tratar em segredo. "Ia a consultas, recebia a medicação de que precisava, fazia exames de sangue contava a parceiros em potencial. Mas administrar tudo isso era muito secreto, e muita rejeição das pessoas quando você dizia isso a elas, você conhece uma reação ruim e tem que conviver com isso, que vergonha", relembrou.

Segundo o ator, ele resolveu contar sobre a doença quando refletiu que o quadro clínico não deveria ser sinônimo de vergonha. "Percebi que, ao não dizer isso abertamente, estava comprando na mesma narrativa que era algo para se envergonhar, e de repente tive essa epifania de que não tenho vergonha disso, é apenas um vírus, por que estou envergonhado disso? No minuto em que virei aquele script, você pode imaginar as portas que se abriram para mim", acrescenta.

O seriado "It's A Sin", o qual Nathaniel foi convidado a participar, acompanha um grupo de jovens gays que se mudaram para Londres durante a epidemia de AIDS na década de 1980. O ator aproveitou para explicar o por quê se agrada da maneira em que o debate sobre a doença é abordado na série.

"Estava preocupado que a série fosse uma história do HIV e que os espectadores vissem pessoas esfregando copos, tomando banho e não querendo estar perto de pessoas com HIV, como aqueles antigos equívocos. No entanto, fala sobre como o HIV é uma condição administrável, é que as pessoas vão viver uma vida longa, feliz e saudável se forem diagnosticadas", refletiu.