Topo

Ex-Chiquititas rebatem fala de Lumena: 'Representei muitas crianças'

Júlia Olliver, a Pata de "Chiquititas" 2013, fez críticas contra falas de Lumena sobre falta de representatividade na novela - Reprodução/Instagram
Júlia Olliver, a Pata de "Chiquititas" 2013, fez críticas contra falas de Lumena sobre falta de representatividade na novela Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/02/2021 20h41Atualizada em 06/02/2021 21h40

Aretha Oliveira e Júlia Olliver, intérpretes da personagem Pata nas versões de "Chiquititas" de 1997 e 2013, fizeram desabafos contra Lumena depois que a participante do "BBB 21" afirmou que não acompanhava a novela infantil pela ausência de atores negros na trama.

As duas recomendaram que a sister assista a trama com urgência depois de sair do confinamento, ironizando que essa é a explicação para que ela ter ignorado a presença de atores negros nos elencos.

"Em uma coisa a Lumena está certa, ela realmente não assistiu Chiquititas (e perdeu uma novelão por sinal). Eu no caso fiquei do começo ao fim, mas nos quase 4 anos de novela, houve outras crianças negras também, como Dani, Neco, Mosca, Binho e Polyana", destacou Aretha, intérprete da Pata na primeira versão brasileira.

"Sim, a gente precisa estar em mais espaços de forma igualitária, não queremos ser 'o único' ou 'um dos poucos', não tenho dúvida que estamos lutando duro para isso, e que aos poucos as mudanças começaram a acontecer. (...) Eu só agradeço a possibilidade de ter estado ali, por tudo que isso representou na minha vida e da minha família, e por tantas meninas terem se sentido representadas pela Pata, nossa Pata!", concluiu a atriz.

Júlia, que reencarnou a personagem de Aretha na versão de 2013, até hoje fenômeno na Netflix, fez coro às palavras de sua antecessora, aproveitando para alfinetar a participante do "BBB", afirmando que, ao contrário dela, Lumena "não está representando ninguém".

"Depois de uma novela de grande peso como Chiquititas com uma GRANDE HISTÓRIA de representatividade como a da Pata, do Mosca e de outros personagens NEGROS de peso na novela temos que ouvir coisas desse tipo...", alfinetou Júlia no post na tarde de hoje, destacando outros personagens interpretados por atores negros.

"Eu com certeza com a minha atuação da personagem PATA inspirei e representei MUITAS CRIANÇAS NEGRAS QUE NÃO ACEITAVAM SEU CABELO OU SUA COR, já você por mim não está representando NINGUÉM! Quando sair daí (em breve) assiste na Netflix que tem :) #foralumena", completou a jovem, hoje com 17 anos, aproveitando para puxar a torcida pela saída da sister.

Entenda

Nem Chiquititas escapou dos comentários ácidos de Lumena na tarde de hoje, depois que a sister se revoltou contra a vitória de Carla Diaz na prova do anjo.

A psicóloga não gostou da atriz ter questionado o porque ela não foi parabeniza-la por ter ganhado o poder da imunidade.

Em conversa com Karol Conká, ela criticou: "Carla ganhou um poderzinho e já ficou: você não vai me lamber?".

O diálogo das duas contra a colega de confinamento se estendeu por algumas horas, com Lumena chegando a ironizar que não conhecia o sucesso que lançou a atriz ao estrelato, Chiquititas, pela ausência de atores negros na trama, dizendo ainda não gostar da "desbotada" Carla.