Topo

Martinho da Vila: 'Parece a Revolta da Vacina, e o presidente ajuda nisso'

Martinho da Vila criticou Jair Bolsonaro em entrevista ao Estadão - Leo Aversa / Divulgação
Martinho da Vila criticou Jair Bolsonaro em entrevista ao Estadão Imagem: Leo Aversa / Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/02/2021 10h04

O sambista Martinho da Vila, que se preparava para ser homenageado no Carnaval com um enredo baseado em sua história, lamentou o cancelamento da folia em 2021 e fez críticas contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a quem se posiciona contra a vacinação contra a covid-19.

"O Brasil complicado, as coisas pioraram muito. Os contrastes sociais, a pobreza e a criminalidade aumentaram. Parece que estamos revivendo a Revolta da Vacina, e o presidente [Jair Bolsonaro] também ajuda nisso [com comentários críticos à imunização]. O chefe ajuda e tem seus seguidores. O retrocesso está ocorrendo de maneira clara. Eu acho que a gente vai ter de aturar ele [Bolsonaro] por mais tempo", afirmou Martinho, ao jornal O Estado de S. Paulo.

O sambista disse que gosta do contato humano, mas que tem tomado precauções nestes tempos de pandemia. "Eu gosto de falar com as pessoas e apertar a mão, mas não dá mais."

Martinho da Vila concorda que nem apenas adiar o Carnaval para o meio do ano seria uma boa decisão, e aguarda pacientemente a volta.

"Fazer um carnaval em julho, com este país ainda sofrendo com a pandemia, não ia ser legal. A gente tá vivendo tudo diferente, essa confusão total, que a gente não tá nem com a cabeça muito carnavalesca. No ano que vem, já vai dar pra fazer legal, vai ser bom", opinou ele, que será homenageado pela Vila Isabel.

Livro

O artista aproveitou o tempo de isolamento para escrever. Ele elaborou um livro de contos, que tem nome provisório de "Contos Sensuais e Algo Mais".

"São contos sobre histórias atuais, de negritude, famílias negras, suburbanas, coisas que não aparecem muito", contou Martinho, que ainda aguarda uma editora para lançar o projeto.