Topo

Tatá Werneck contesta ação da RedeTV! por piada com vestido: 'Chacota'

Tatá Werneck foi processada pela RedeTV! após piada no Prêmio Multishow 2020 - Divulgação/Mulishow
Tatá Werneck foi processada pela RedeTV! após piada no Prêmio Multishow 2020 Imagem: Divulgação/Mulishow

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

19/02/2021 18h48Atualizada em 19/02/2021 20h02

Tatá Werneck apresentou hoje à Justiça uma contestação contra a RedeTV! pela ação que a emissora move após uma piada da humorista no Prêmio Multishow do ano passado. Na ocasião, Tatá disse que o vestido escolhido para o evento custava "uma grade da emissora".

A reportagem do UOL teve acesso ao documento elaborado pela defesa de Tatá Werneck, Ricardo Brajterman e Pedro Clarino. Os advogados afirmam que o processo movido pela emissora "entrará para a história do judiciário brasileiro como motivo de chacota". Eles explicam:

"Por se tratar da primeira ação do país em que uma emissora de televisão, que explora 'programas humorísticos' —como o controverso 'Pânico' — processa uma humorista que a colocou como personagem em uma de suas piadas. Ou seja: para a RedeTV! a piada só tem graça se é feita com os outros!".

A defesa de Tatá ainda sustenta que caso o processo movido pela emissora seja julgado como procedente, isso acabaria ferindo a liberdade de expressão e que "ninguém poderia mais criticar a RedeTV!, mesmo que em forma de piada".

O pedido de indenização por danos morais por parte da RedeTV! também é questionado pelos advogados da apresentadora do "Lady Night". A emissora solicita uma indenização de R$ 50 mil na Justiça.

"A indenização por dano moral da pessoa jurídica somente pode ser deferida diante da demonstração de provas concretas que evidenciem que seu nome no mercado (honra objetiva) sofreu, de fato, graves danos, não se podendo 'presumir' o dano moral em prol da pessoa jurídica".

Os advogados lembram que a situação financeira da RedeTV! é conhecida do público e traz como exemplo uma entrevista de Marcelo de Carvalho, vice-presidente da emissora, ao colunista Maurício Stycer, do UOL, em 2017. Na entrevista, Carvalho explica por que vende horário da grade de programação para igrejas: "Porque se eu não vender, quebro".

Tatá fez um comentário baseado apenas no que, há anos, vem sendo noticiado pela mídia e, principalmente, com base no que foi confessado por um dos donos da emissora, o sr. Marcelo de Carvalho.

Procurada pela reportagem sobre a contestação de Tatá Werneck sobre o processo movido na Justiça, a RedeTV! informou que não comenta assuntos judiciais.