Topo

Hacker invade perfil de modelo, comunica morte e pede dinheiro para velório

Modelo Bruna Vitória Oliveira Barros teve a sua conta do Instagram invadida - Divulgação
Modelo Bruna Vitória Oliveira Barros teve a sua conta do Instagram invadida Imagem: Divulgação

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Chapecó (SC)

22/02/2021 14h34

A modelo, sommelier de perfumes e influenciadora Bruna Vitória Oliveira Barros, 21 anos, teve a sua conta do Instagram invadida na última sexta-feira (19). Além do acesso à conta, o hacker postou que ela teria morrido e ainda pediu dinheiro para o velório aos mais de 6 mil seguidores dela. Foram publicadas duas mensagens diferentes.

Bruna estava em uma esteticista quando soube pelo marido da primeira mensagem, que avisava da própria morte.

A jovem fazia um procedimento conhecido por alongamento de cílios, que exige que a pessoa permaneça com os olhos fechados por duas horas. "Eu fiquei paralisada e pensei: o que está acontecendo?", contou a modelo, que mora em Praia Grande, no litoral paulista, em entrevista ao UOL.

Minutos antes da ligação, a modelo já havia estranhado não ter conseguido entrar na conta. "Eu entrei no Instagram e dizia: 'você foi desconectado'. Digitei a senha novamente e nada. Como eu estava indo na esteticista, mandei mensagem para meu marido, que pediu para ter calma", conta.

Pouco tempo após ser iniciado o procedimento dos cílios, começaram as ligações e mensagens de pessoas estarrecidas pela morte dela.

"Era ligação atrás de ligação. Como o telefone não parava, eu desbloqueei o celular e pedi para a profissional atender. Era meu marido me ligando, na hora eu pensei: fui hackeada", explica.

A mensagem dizia: "Colegas e amigos da Bruna, venho informar que ela faleceu na madrugada."

A partir disso, ela, o marido e uma assessora da modelo passaram a tentar recuperar a conta. Cerca de quatro horas depois, mais uma publicação foi colocada: "Quem conhece a Bruna sabe que a família é muito simples, nós não temos dinheiro para o velório quem puder ajudar."

Porém, a segunda mensagem ficou pouco tempo no ar, já que a modelo conseguiu recuperar a conta e apagar as publicações. "Tive sorte."

Passado o susto, a jovem não sabe quem pode ter feito isso. No mesmo dia, ela registrou ocorrência na delegacia online.