Topo

Jandir Ferrari aposta em negócio de alimentos por falta de trabalho na TV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/03/2021 10h35

A pandemia de covid-19 fez alguns setores paralisarem, inclusive, o meio artístico. Uma das categorias mais afetadas foi, sem dúvidas, a dos atores e cantores, que tiveram que se reinventar para não ficarem sem trabalho. Com Jandir Ferrari não foi diferente. Conhecido por seus papéis em 'Rainha da Sucata', o 'Dono do Mundo' e 'A Padroeira', da TV Globo, o ator está fazendo um monólogo, 'Leréias', realizado no palco e transmitido online. Apesar do sufoco que o país está passando no momento, Jandir acredita que a paralisação do mercado foi e é essencial para a luta contra a doença.

"Bateu um desespero. Mas o certo era fazer isso mesmo. A saúde é muito importante. Uma situação difícil, séria e triste também, perdendo amigos (em decorrência do vírus)... Tinha algumas coisas marcadas para o teatro, que não se concretizaram", disse ele.

"No meio da pandemia, tentei fazer uma leitura de uma peça de teatro com o pessoal. No dia marcado, caiu uma chuva daquelas. Aí sabe como é, né? Luz foi embora, a internet caiu... E eu fiz com o 4g (rede móvel) do celular mesmo, sob luz de velas".

Para complementar a renda, Jandir teve uma ideia junto da mulher, Adriana Ortiz, e os dois decidiram iniciar uma nova empreitada: negócio no ramo alimentício. 'Trago delícias' é o nome dado pelo casal. Em uma viagem ao Sul do país, os dois perceberam que seria uma tentativa positiva - já que Jandir gosta de cozinhar e no Rio de Janeiro, não haviam produtos iguais aos que conheceram no Sul.

"Tinham aqueles vinhos, depois vi que havia uma produção de queijos muito difíceis de encontrar por aqui (no Rio). A ideia é trazer delícias, coisas dos lugares que eu conhecia, pedacinhos da gente e vivências", conta ele, cujos kits (compostos por produtos variados) são entregues junto com um poema, às vezes acompanhados por uma cestinha (ou caixa) decorada por um artista local.

"Estamos conhecendo tudo isso. Acho importante ter uma coisa para fazer junto com o trabalho (principal, de ator). Na nossa carreira, existem muitos altos e baixos. Às vezes estamos com muitos trabalhos, outras nem tanto", finalizou ele.