Topo

Lumena x Carla Diaz: entenda uma das principais tretas no 'BBB 21'

BBB 21: Lumena alfineta Carla Diaz em jogo da discórdia - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Lumena alfineta Carla Diaz em jogo da discórdia Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/03/2021 15h03

Ontem, Lumena, após uma aguardada eliminação, deixou a casa do "BBB 21". A jornada da psicóloga foi marcada por um vocabulário que virou meme nas redes sociais e por alguns desentendimentos, em especial com Carla Diaz. Foram semanas de alfinetadas, tretas e, segundo a baiana, a briga ficou na casa.

Entenda o que aconteceu entre a ex-BBB e a atriz.

A primeira briga

Tudo começou na festa "Herança Africana", a segunda festa do "BBB 21". Na ocasião, Lucas Penteado se desentendeu com alguns colegas de confinamento e Lumena chamou o ator para uma conversa sobre o comportamento do ex-brother na festa.

Durante o papo, Carla Diaz tentou interromper, pedindo para Lumena escutá-la. Nesse momento, a psicóloga se levantou da cadeira e gritou:

Licença, Carla! Dá licença! Lumena

Arcrebiano, Arthur e Fiuk, que estavam por perto, intervieram na situação e o filho de Fábio Júnior tirou Carla da conversa. Após os gritos, a baiana afirmou que a atriz não estava deixando as outras pessoas falarem e Carla Diaz acabou chorando por preocupação. A atriz chegou a desabafar com João Luiz e perguntou se ele concordava com o que a sister havia dito para entender seu erro.

BBB 21: Carla chora conversando com João Luiz - Reprodução/Globo Play - Reprodução/Globo Play
BBB 21: Carla chora conversando com João Luiz
Imagem: Reprodução/Globo Play

Ainda nos momentos desabafos, Carla conversou com Fiuk, que sempre teve, no geral, um bom relacionamento com Lumena, que estava sentindo a psicóloga mais distante dela. O filho de Fábio Júnior a aconselhou:

Você tem que entender sua posição, quem você é. Você é uma mulher branca, privilegiada. Eu estou só te dando uma informação para você ter mais cuidado. Escutar mais, dar mais espaço. Fiuk

"Eu senti um negócio, sabe. Na festa a gente consegue dançar, mas trocar ideia...", disse Carla. "Mas não força", rebateu Fiuk. "Mas não estou, pior que não.[...] Eu tava assim: 'O que eu fiz para essa pessoa?'", explicou a atriz.

"Tenta ser mais natural e entender o lugar de cada um", afirmou o cantor e Carla ouviu atentamente.

BBB 21: Fiuk aconselha Carla Diaz - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Fiuk aconselha Carla Diaz
Imagem: Reprodução/Globoplay

O parquinho começa a pegar fogo

Depois de vencer a prova do anjo, Carla Diaz foi parabenizada por quase todos os colegas de confinamento, com exceção de uma: Lumena. A atriz notou e a encurralou:

Você não falou comigo ou é impressão minha? Carla

Sem entender o contexto, a psicóloga questionou: "Como assim, mulher?". "Eu não lembro se você falou comigo. Agora, depois da prova", explicou a atriz. Lumena então disse:

Te parabenizando? Ah, parabéns, Carlinha. Desculpa. Foi porque eu fui acolher a galera que não tinha ganhado. Lumena

BBB 21: Carla Diaz questiona Lumena - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Carla Diaz questiona Lumena
Imagem: Reprodução/Globoplay

Depois da conversa, Carla comentou com Karol Conká sobre ter notado um comportamento diferente de Lumena com ela. A sister contou para a rapper que Lumena passa por ela e a ignora.

Em um papo com Projota, Carla também contou sobre a relação com a psicóloga e afirmou: "Comprovei o que eu já achava. É bom saber que eu não sou louca".

Lumena, por sua vez, conversou com Projota sobre a situação, que defendeu a atriz, e também desabafou com Karol Conká sobre o que estava sentindo sobre Carla Diaz, afirmando que estava desconfortável com o comportamento da atriz e que pretendia soltar o verbo:

Volta e meia eu pego ela me olhando. Ela e a Sarah, é um olhar diferente. Já é um olho verde, azul, sei lá. É estranho fico me benzendo 'misericórdia, está repreendido'. [...] Ela me constrange publicamente, nunca chegou para falar comigo sozinha. Ela espera onde tem plateia para falar. Lumena

O papo da rapper e da psicóloga sobre Carla Diaz não parou por aí. Depois, as duas criticaram até a aparência da atriz e Lumena teve uma fala que gerou polêmica e uma notícia-crime por racismo:

Eu não gosto dessas coisas. Sem melanina, menina desbotada. Ela tem olho estranho, de boneca assassina. Ela ganhou um poderzinho e já ficou: você não vai me lamber? Eu soube que ela estava com medo de ir para o paredão. Eu não votei nela, mas agora meu voto mudou. Lumena

BBB 21: Lumena conversa com Karol Conká na academia - Reprodução/ Globoplay - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Lumena conversa com Karol Conká na academia
Imagem: Reprodução/ Globoplay

"É sempre sobre você"

Depois de muitas alfinetadas, Carla e Lumena tiveram uma DR e o papo esquentou. "Essa é a primeira vez que você me indaga na frente de outras pessoas. Eu me senti exposta", disparou a psicóloga.

"Eu fui perguntar porque eu não tinha certeza se você tinha falado comigo. Eu pensei em falar com você naquele momento porque a gente nunca teve uma conversa", justificou Carla. Lumena continuou:

É sempre sobre você. Você está sempre se colocando sobre a prioridade. A partir do momento que você me indaga na frente de outras pessoas, você me expõe. Se você me chamasse num canto e dissesse o que está pensando, mas na frente de outras pessoas é complicado. Lumena

Carla pediu desculpas e admitiu que decidiu indagar a baiana por ter achado que havia algum problema entre as duas. Mas, mesmo com as pazes aparentemente feitas, a treta não parou por aí.

BBB 21: Lumena e Carla conversam na cozinha - Reprodução/ Globoplay - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Lumena e Carla conversam na cozinha
Imagem: Reprodução/ Globoplay

Karol entrou no grupo

Na terceira festa do "BBB 21", Karol Conká brigou com Carla Diaz por ciúmes de Arcrebiano e Lumena tomou as dores da rapper. Em conversa com Fiuk e Lumena, a psicóloga criticou a "fofura" da atriz.

Ela é a cara a da fofurisse (sic) da indústria mercadológica (...) eu fico calada porque tenho preguiça de gastar minha saliva [com ela]. Lumena

A dupla seguiu criticando Carla. Lumena chegou a dizer estava difícil tolerar a sister e ter mais empatia e que a sister precisava de terapia urgentemente após fazer um bolo e questionar se Karol e Lumena tinha comido.

BBB 21: Karol e Lumena conversam na cozinha - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Karol e Lumena conversam na cozinha
Imagem: Reprodução/Globoplay

O jogo da discórdia rendeu

Os jogos da discórdia foram os momentos das maiores brigas entre as duas. No primeiro jogo da discórdia, Tiago Leifert pediu que os participantes da casa apontassem quem dos colegas era influenciador e quem era influenciável. Lumena afirmou que a repercussão da briga entre Karol e Carla, dupla que apontou como influenciadoras, foi resultado do racismo estrutural, fala que repercutiu negativamente:

É interessante perceber que, nessa experiência específica, como a dor de uma mulher fenotipicamente branca mobilizou toda a casa, acionando sentimentos de compaixão, de compreensão, de acolhimento, em detrimento da dor de uma mulher negra que foi criticada, alvejada, convocada inclusive ao desejo de não estar mais no programa. Me chamou a atenção que a dor de uma mulher fenotipicamente branca acionou um acolhimento e a dor de uma mulher fenotipicamente negra causou o distanciamento da casa. Lumena

E então, aconteceu a maior briga entre Lumena e Carla Diaz: o segundo jogo da discórdia. Na dinâmica, o elenco tinha que montar seu pódio da final e dizer quem não deve ganhar o programa. Segundo a DJ e psicóloga, a atriz não vai ser a campeã da edição. Lumena se justificou:

Jornadas de fato que transcendam a mediocridade. Lumena

BBB 21: Lumena alfineta Carla Diaz em jogo da discórdia - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Lumena alfineta Carla Diaz em jogo da discórdia
Imagem: Reprodução/Globoplay

Carla se mostrou surpresa com a fala da sister e mostrou que a recíproca é verdadeira. "Eu vou retribuir com o coração, amor", disse a atriz. Depois, Carla disse ter achado a afirmação da psicóloga pesada e, em um desabafo com João e Camilla, Carla chorou dizendo que Lumena fez um discurso para diminuí-la e está tentando fazê-la se descontrolar, mas que não é de ferro e que tem medo de estar errando:

É difícil às vezes. Dá vontade de me enfiar num buraco. Eu não queria está sentindo isso e não queria que ela estivesse com esse sentimento comigo. Eu tô me arriscando muito. Eu tô com um p*** cagaço de estar errando em muitas coisas, por isso que a opinião de vocês é muito importante pra mim. Eu jamais quero magoar uma pessoa. Quando ela vem com questão racial, eu fico muito assustada, porque eu entendo a dor de vocês. Eu sei que eu nunca vou sentir, mas eu não concordo com isso. Eu sei que isso é uma dívida que nossa sociedade tem com vocês. Ela já deve ter sofrido tanto na vida, e talvez ela viu em mim, algo que ela já tenha sofrido e acaba descontando. Carla Diaz

BBB 21: Carla chora ao falar de Lumena para João - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Carla chora ao falar de Lumena para João
Imagem: Reprodução/Globoplay

"Toda cagada na branquitude"

Lumena seguiu criticando Carla e se envolveu em mais uma fala que rendeu polêmica, que também foi alvo de um possível processo:

Carla tem egotrip cagada de transbordando ali. Toda cagada na merda da branquitude. Toda cagada na branquitude. Eu não sou token preta de Chiquititas. Não vem me iludir. Vai fazer teu corre, não enche meu saco. Vai se revisitar. Lumena

"Eu to me revisitando na minha impulsividade. Atitude é medíocre. Tá todo mundo indo fundão ela não vai. Tá surfando na onda da performance, não vai. Não vou deixar", acrescentou a psicóloga.

Carla continuou abalada com o jogo da discórdia e ainda afirmou que responsabilidade emocional é necessária. "Ninguém é obrigado a amar ninguém aqui e nem lá fora, mas o mínimo acho que é respeito. Eu acho que a gente tem que ter respeito e responsabilidade emocional do que a gente fala. Não é ser falso", disse.

Já a baiana continuou sem consciência pesada sobre o jogo da discórdia e afirmou que as duas nunca tiveram um bom relacionamento. "Aliviei a culpa, mas zero arrependimento. É a palavra que veio é o que eu acho mesmo. Uma coisa eu acho interessante, eu e ela, a gente nunca teve um início interessante. Você [Karol], pelo menos teve e tal. Não foi natural, nunca foi e tudo bem. Odeio me sentir pressionada, meu Deus. Minha mãe que é minha mãe não me pressiona", disse.

BBB 21: Lumena no confessionário - Reprodução / Globoplay - Reprodução / Globoplay
BBB 21: Lumena no confessionário
Imagem: Reprodução / Globoplay

O dia do big fone

Apesar do comportamento de Lumena ter mudado nas suas últimas duas semanas de "BBB 21", especialmente após a eliminação de Karol Conká, o relacionamento das duas não melhorou. O big fone do "BBB 21" tocou e Carla foi quem atendeu o telefone, ganhando o poder de indicar três confinados ao paredão. Lumena, como já esperado, foi uma das indicações da atriz, o que só piorou o relacionamento das duas.

Carla foi pedir desculpas para a psicóloga após a mandar para a berlinda e Lumena não quis aceitar. Depois, em desabafo com Gilberto, a sister disse que não entendeu o motivo da sister fazer isso. "Não tem necessidade de pedir desculpa, eu fui a primeira", disse ela, falando que se fosse para pedir desculpas era só não ter atendido o big fone.

Gilberto explicou que Carla pediu desculpas por ser uma situação difícil, mas Lumena continuou dizendo que não curtiu esse comportamento:

Eu não gosto desse tipo de lenga-lenga pra cima de mim. Assuma o B.O. Lumena

BBB 21: Carla Diaz atende o big fone - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
BBB 21: Carla Diaz atende o big fone
Imagem: Reprodução/TV Globo

As últimas cenas

Nas vésperas da eliminação de Lumena, foi dia de mais um jogo da discórdia e, de novo, as duas tretaram. O elenco deveria dar algumas plaquinhas aos colegas e a atriz deu a placa de "hipócrita" e "fraca" para a psicóloga, o que esquentou entre as duas. Carla explicou sua escolha:

Já tem umas 3 semanas que venho sendo atacada por ela, [...] eu sentia alguma barreira por parte dela, tentava me aproximar, não tava conseguindo. Carla Diaz

A DJ e psicóloga se irritou, afirmou que a jornada de Carla no "BBB 21" é superficial e, em lágrimas, se defendeu:

Eu apenas reagi a um sentimento que não foi uma, duas vezes, foram três. Você sempre fazendo o movimento do seu desejo como prioridade em sua jornada com as pessoas. Infelizmente eu não vim aqui priorizar a sua jornada, eu vim me priorizar. Eu reagi, sim, a um sentimento de exposição. Eu não sou obrigada a ter que acolher personalidades as quais eu não concordo. Lumena

Lumena chora no jogo da discórdia do BBB 21 - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Lumena chora no jogo da discórdia do BBB 21
Imagem: Reprodução/Globoplay

Depois foi o momento de Carla chorar em um desabafo com Pocah, dizendo que foi difícil ser exposta por Lumena nos jogos da discórdia das últimas semanas e falou sobre o comportamento da sister em relação a ela.

"Me ignorou, me tratou como lixo, mesmo. Passava por mim, nem me olhava. Não quis comer minha comida que fiz pra todo mundo com o maior carinho. É o mínimo de sensibilidade. E eu sou uma pessoa que eu acho que sou muito aberta pra qualquer tipo de conversa, eu nunca demonstrei barreira. [...] Foram várias coisas que me magoaram muito", contou Carla.

BBB 21: Carla chora ao falar de Lumena - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Carla chora ao falar de Lumena
Imagem: Reprodução/Globoplay

A briga continua?

Ontem, Lumena chegou ao fim de sua jornada no "BBB 21". Quando Lumena recebeu o resultado e foi se despedir dos colegas, Carla Diaz tentou uma última reconciliação com a baiana, o que não teve muito sucesso.

Após a saída da psicóloga, Carla Diaz desabafou, lamentou os conflitos e afirmou estar se sentindo péssima:

Me sinto um pouco falha nessa relação. Por mais que eu tenha tentado, é muito ruim ver ela saindo assim e não ter tido oportunidade de ter deixado as coisas claras. Eu infelizmente não consegui, tentei muito. Mas agora muito ruim a sensação quando eu coloquei a pulseira nela. Por mais que eu soubesse que era paredão, o fato de eu ter dado ia prejudicar ela nesse sentido. Carla Diaz

BBB 21: Carla Diaz lamenta conflitos com Lumena - Reprodução/ Globoplay - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Carla Diaz lamenta conflitos com Lumena
Imagem: Reprodução/ Globoplay

Já fora da casa, em conversa com Ana Maria Braga no "Mais Você", Lumena frisou que a atriz nunca foi racista com ela e apontou que a questão racial foi a raíz dos conflitos:

Minha jornada com a Carla não foi algo que me dei. O termo branquitude se aplica por categorias e não consigo me isentar de falar. Eu, menina negra, socializada num país que nunca assumiu... Cresci com pouquíssimas referências de mulheres iguais a mim no entretenimento. Hoje entendo que aciona um debate de relações raciais. O entretenimento coloca imagens de mulheres parecidas com Carla Diaz Lumena

Lumena explicou ainda que isso fez com que rolasse um embate entre as duas. "Alguns comportamentos dela são resultantes de relações que ela tem na sociedade. Consegui fazer interlocuções sinceras com Juliette, com a Viiih. Infelizmente com a Carla não consegui. Não sei se infelizmente ou felizmente, não consegui. Eu não fui para o reality tocar nessas questões. Mas nossas jornadas se chocam, com ela foi o debate das relações raciais", completou.

Mas, de acordo com Lumena, aqui fora a história é diferente. A DJ brincou com a indicação de Carla após atender o Big Fone e afirmou que vai levar numa boa. "Carla Diaz me tirou do corre, mas vida que segue", disse com bom humor. Como serão os próximos capítulos dessa história?

BBB 21: Lumena conversou com Ana Maria Braga - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
BBB 21: Lumena conversou com Ana Maria Braga
Imagem: Reprodução/TV Globo

Após paredão falso, quem merece ganhar o 'BBB 21'?

Enquete encerrada

Total de 135204 votos
43,39%
Globo/João Cotta
12,70%
Globo/João Cotta
9,30%
Globo/João Cotta
8,45%
Globo/João Cotta
7,81%
Globo/João Cotta
6,33%
Globo/João Cotta
3,59%
Globo/João Cotta
3,25%
Globo/João Cotta
1,42%
Globo/João Cotta
1,06%
Globo/João Cotta
0,99%
Globo/João Cotta
0,67%
Globo/João Cotta
0,63%
Globo/João Cotta
0,42%
Globo/João Cotta
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto