Topo

Repórter da Globo diz que comeu em albergue e saiu da faculdade por dívida

Valéria Almeida durante 'Encontro' Imagem: Reprodução/GloboPlay

Colaboração para o UOL, em Sâo Paulo

08/03/2021 11h52

A repórter e apresentadora da Globo Valéria Almeida se emocionou no "Encontro" hoje ao relembrar sua trajetória para conquistar o diploma de jornalismo. Atualmente no "É De Casa", a apresentadora afirmou que a jornada em busca do certificado foi repleta de dificuldades, mas que ela se sente inspirada a contar a história para que outras pessoas enxerguem o ensino superior como algo possível.

"Quando a gente está em um posto como o que eu ocupo hoje, parece que a gente já nasceu assim. Eu perdi a minha mãe quando eu tinha 10 anos e o meu pai tinha 34 anos e não conseguiu se estruturar e ficar com a gente. Eu fui criada pelos meus avós maternos e eles não tiveram condições de estudar. A minha avó já adulta estudou até a quarta série e ela falava para mim: 'Filha, eu estudei só até o Mobral então presta atenção na escola porque quando você tiver aquelas contas muito grandes eu não vou conseguir te ajudar", contou a jornalista.

O MOBRAL foi um órgão do governo brasileiro que tinha como o objetivo a alfabetização de pessoas adultas entre 1971 e 1985.

"E quando a minha mãe morreu eu já estava na quarta série então a partir daquele ano eu estava amparada pela minha família, mas eu sabia que era uma luta que eu precisaria traçar de uma forma muito solitária. Eu voltava para casa e estudava ensinando a minha avó. E a minha avó dizia que se eu quisesse ser livre de verdade eu tinha que estudar."

Valéria contou que conseguiu conquistar o ensino superior, mas que se manter no curso da faculdade foi bastante desafiador.

"Passei muito tempo desempregada, acumulei muita dívida com a faculdade. Eu ia para a faculdade com a passagem que os meus professores davam, eu comia em um albergue com pessoas em situações de rua e não contava para a minha avó porque eu fazia com que ela acreditasse que eu estava dando conta, porque não queria que ela tivesse preocupação."

Valéria ainda disse ter enfrentado problemas para concluir o curso, após ter que desistir da faculdade pelo acúmulo de dívidas. "Eu cheguei no último ano da faculdade e fui convidada a me retirar porque eu tinha uma dívida muito grande. Faltavam seis meses para me formar. E aí eu sai trabalhei, fiz faxina e voltei e paguei a minha dívida."

A jornalista afirmou que sempre deu muito valor ao estudo e que recebeu o apoio de sua família nesta trajetória. Segundo ela, seus pais chegaram a economizar na sua infância para conseguir comprar uma escrivaninha para os seus estudos.

Valéria Almeida ainda afirmou que Fátima Bernardes e Gloria Maria foram duas das suas grandes referências para perseguir o sonho de ser jornalista.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Repórter da Globo diz que comeu em albergue e saiu da faculdade por dívida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!