Topo

Duda Reis cria rede de apoio para vítimas de violência doméstica

Duda Reis se declara aos pais - Imagem: Reprodução/Instagram@dudareisb
Duda Reis se declara aos pais Imagem: Imagem: Reprodução/Instagram@dudareisb

Do UOL, em São Paulo

11/03/2021 14h57

A atriz Duda Reis criou uma rede de apoio para mulheres vítimas de violência doméstica em seu perfil oficial do Instagram.

Ela disponibilizou um grupo de vídeos sobre violência contra a mulher, machismo e cultura do estupro em sua conta com o objetivo de ajudar mulheres que passaram por coisas semelhantes ao que ela passou.

Duda revela que ler o livro "Mulheres que correm com os lobos" abriu seus olhos para a importância do acolhimento das vítimas e do feminismo.

É assim que a gente combate essas coisas: com conhecimento. É clichê, porém é real. O livro me fez ver algo que não entendia muito: como o nosso feminino tem poder. Mudei a chave. Quando estamos conectadas com o nosso feminino, não caímos tanto nas amarras que a sociedade machista cria. Crescemos ensinadas sobre como a mulher precisa estar com o homem, cuidar do homem, aceitar tudo... Não é bem assim.
Afirmou Duda Reis em entrevista à Glamour.

A atriz, que está em uma disputa judicial com o ex-noivo Nego do Borel, reforçou a importância de denunciar casos de violência doméstica e interferir no relacionamento para ajudar a vítima. Na Justiça, ela acusou o funkeiro de agressão física.

"O que eu aprendi é que a gente não tem que aceitar menos do que merecemos. É levantar a voz. É denunciar, sim, quando as coisas acontecem. Briga de marido e mulher tem que meter a colher, tem que meter o faqueiro inteiro. As lutas são reais. Aprendi também meu valor e meu papel social", declarou.

Você fica dependente emocionalmente da pessoa. O abusador cria um cenário de que a pessoa não tem nada além da relação. Você fica sem fôlego de vida, mesmo. Fica extremamente vulnerável. Quando vê, já está imersa. A gente não denuncia por medo mesmo. Essa é a questão do abuso. Você não percebe durante, você não percebe desde o início. Se não você nem entraria. É uma violência muito silenciosa.

Relembre o caso

Nego do Borel e Duda Reis anunciaram o fim do relacionamento em 23 de dezembro, após três anos juntos.

No dia 14 de janeiro, Duda registrou um boletim de ocorrência contra o ex-noivo na 1ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), em São Paulo. A atriz acusa o cantor de estupro de vulnerável, ameaça, injúria, lesão corporal, violência doméstica e transmissão de HPV (infecção sexualmente transmissível).

De acordo com o BO, a que Splash teve acesso, Duda alega que foi agredida pela primeira vez em 2018, durante o Carnaval, quando Borel teria apertado seus braços, resultando em lesões. No mesmo ano, ainda segundo a atriz, o cantor a empurrou e a humilhou em um evento, o que causou outras lesões.

O cantor nega todas as acusações e pediu perdão a Duda pelas traições que cometeu ao longo do relacionamento.

Na última semana, a Polícia Civil de São Paulo, com apoio de agentes fluminenses, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do cantor, na Zona Oeste do Rio, como parte das investigações. Ele não estava lá, mas teve R$ 434,92 mil em dinheiro apreendidos.