Topo

Sadi rebate fala anticiência de Eduardo Bolsonaro: Machão só aqui no Brasil

Andréia Sadi disse que deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) tem discurso de "machão" só no Brasil - Reprodução/GloboNews
Andréia Sadi disse que deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) tem discurso de "machão" só no Brasil Imagem: Reprodução/GloboNews

Do UOL, em São Paulo

12/03/2021 12h19Atualizada em 12/03/2021 14h41

A jornalista Andréia Sadi rebateu e repudiou a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre "enfiar a máscara no rabo" em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Sadi disse no "Em Pauta" da GloboNews que a postura do filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não chega nem a ser de negacionista, mas de "machão".

Esse discurso não é nem negacionista, é bem de 'machão'. 'Machão' só aqui no Brasil, porque quando chega lá fora, a banda não toca desse jeito

Momentos antes, a comentarista de política lembrou que a máscara é uma das únicas formas para quem está indo trabalhar em meio à pandemia e pegando transporte público.

Ela citou a viagem da comitiva brasileira para Israel que, ao chegar lá, teve que cumprir procedimentos de uso de máscara e de testagem — postura pouco vista pelas lideranças do governo federal brasileiro.

"Imagina a turma que sai para trabalhar na pandemia e tem que pegar o ônibus, metrô cheio de gente. Aí vem o deputado federal, filho do presidente, falar que 'tem horas que nem tomam banho'. É quase um escárnio, um deboche" criticou ela.

Sadi disse ainda que a postura é comum a Eduardo Bolsonaro, mas que ele próprio mudou ao chegar no país comandado por Benjamin Netanyahu.

No caso da máscara, a gente já sabe, ele ironiza. Ironiza aqui no Brasil, porque quando chega lá em Israel, ninguém dá a mão para cumprimentar e a máscara é cobrada, como vimos naquela cena imagem com o ministro Ernesto Araújo

Eduardo se irritou com as críticas feitas à comitiva brasileira. Ela publicou uma foto sem uso de máscara ao embarcar para Israel. Lá, passou a adotar o uso.

"Então onde há tecnologia, o mundo inteiro está proativamente se deslocando. Eu acho que uma pena que essa imprensa mequetrefe que a gente tem aqui no Brasil fique dando conta de cobrir apenas a máscara. 'Ah, a máscara, está sem máscara, está com máscara'. Enfia no rabo gente, porr*! A gente está lá trabalhando, ralando. Sabe o que é pegar aqui ... 'Ai voou, foi pra Israel'. Chegamos em Israel cinco horas a mais que no Brasil, voo de três escalas. Chega lá você nem toma banho, às vezes, vai direto para os compromissos", disse ele em live.

A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o uso de máscaras no rosto. Em abril do ano passado, especialistas e autoridades já chamavam a atenção para o uso intenso de máscaras na China, na Coreia do Sul e em Cingapura, que tiveram transmissão menos intensa da covid-19 em comparação com países como Estados Unidos, Itália e Espanha.

No Brasil, estados e municípios também passaram a recomendar o uso da máscara, além de outras medidas combinadas, para o combate à pandemia através de decretos.