Topo

Covid-19: Amor de Mãe desinforma com papo de anticorpo e máscara inadequada

Cena de Betina (Isis Valverde) em "Amor de Mãe" - Reprodução / TV Globo
Cena de Betina (Isis Valverde) em "Amor de Mãe" Imagem: Reprodução / TV Globo

Marina Marini

Do UOL, em São Paulo

19/03/2021 12h17Atualizada em 19/03/2021 16h25

Dois detalhes chamaram a atenção dos fãs de "Amor de Mãe" nos episódios que foram ao ar ontem e anteontem: a máscara de Betina e uma conversa sobre anticorpos entre Lígia e Magno.

Enfermeira, a personagem vivida por Isis Valverde decidiu voltar a trabalhar ontem no hospital para ajudar no tratamento de pacientes com a covid-19. Enquanto ela se paramentava, porém, escolheu uma máscara KN95 para usar.

Esse modelo não é indicado para o uso hospitalar — como aponta um documento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nesta semana, inclusive, o Ministério da Saúde causou polêmica ao distribuir máscaras KN95 para profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate à covid-19.

Já no diálogo entre Lígia (Malu Galli) e Magno (Juliano Cazarré), que contaram anteontem já terem sido infectados pelo vírus, a personagem disse que os dois poderiam ficar sem máscara de proteção em um mesmo ambiente fechado, justificando que tinham anticorpos.

Sabe-se, no entanto, que ainda não existem pesquisas que comprovem a garantia de imunidade e não reinfecção por conta dos anticorpos presentes no plasma sanguíneo de pessoas que já tiveram covid-19. Em estudo publicado no periódico JAMA Internal Medicine, fala-se em "proteção parcial contra uma reinfecção."

Procurada pelo UOL, a TV Globo ainda não se pronunciou a respeito dos questionamentos sobre a desinformação passada pela novela. A autora Manuela Dias se justificou por meio do Twitter: "Quando escrevi e gravamos era suposto que não havia reinfecção..."

Álvaro também usou máscara ineficiente

Esses, porém, não foram os primeiros detalhes incoerentes relacionados à pandemia do novo coronavírus notados pelos fãs de "Amor de Mãe".

No primeiro capítulo inédito após o retorno da novela, Álvaro (Irandhir Santos) usou uma máscara de plástico e aberta, sem qualquer tipo de vedação — e, por isso, também sem qualquer eficácia para conter o coronavírus.

Os fãs ficaram chocados e também se manifestaram nas redes sociais.

Afinal, qual máscara funciona?

Por muitos meses, acreditou-se que a máscara de pano era suficiente para barrar a transmissão da covid-19. No entanto, com as mutações e novos estudos sobre o coronavírus, a conclusão dos cientistas foi que as máscaras mais recomendadas para usar em locais fechados e cheios são aquelas com certificação PFF2 ou N95.

Nas redes sociais, já tem perfis dedicados a guiar os usuários nos vários modelos e preços. Se mesmo assim estiver difícil encontrar um modelo, outra opção é sobrepor uma máscara de pano e uma cirúrgica — a cirúrgica filtra bem o ar, e a de pano ajuda na vedação.