Topo

Glória Maria se emociona e desabafa: "Sou uma rebelde, não me enquadro"

Glória Maria em entrevista ao Papo de Segunda - Vídeo/Reprodução
Glória Maria em entrevista ao Papo de Segunda Imagem: Vídeo/Reprodução

Colaboração para o UOL

22/03/2021 23h54

Glória Maria desabafou, emocionada, ao falar sobre racismo e ser uma referência para pessoas negras. A jornalista fez um discurso poderoso contra a desigualdade racial e não conseguiu segurar as lágrimas.

"Eu sou assim, sou uma rebelde, não me enquadro em nada que as pessoas acham que eu devia me enquadrar. Não tem nada que possa ser mais difícil do que já experimentei. (...) O que vier, eu enfrento de peito aberto, desde que não tire a minha liberdade. Nós temos que ser livres. Correntes nunca mais", comentou Glória durante entrevista ao Papo de Segunda de hoje.

O assunto foi trazido em pauta durante o programa após uma declaração de Emicida - um dos integrantes do programa - à jornalista. "Quando eu assistia ela na televisão, sempre foi uma coisa muito forte pra mim porque eu não tinha um letramento racial do nosso país. (...) Isso foi se construindo aos poucos em mim. Mas pela minha pele, eu já sabia que a experiência não seria fácil. Quando eu via ela todo domingo na televisão, eu sabia que não podia desistir. Que eu poderia vencer nesse lugar", revelou o rapper.

Após a fala de Emicida, Glória se emocionou e chorou. "Isso foi uma das coisas mais bonitas que já ouvi em toda minha vida", respondeu a jornalista, afirmando que, desde o primeiro encontro que teve com Emicida, sentiu um "encontro de almas" entre os dois.

A apresentadora do Globo Repórter ainda continuou. "Eu nunca tive uma referência. Fui com a cara e com a coragem. Mas eu tenho uma coisa. A única coisa que minha família me ensinou foi a não ter medo. Eu enfrento o que for pra enfrentar. A minha avó me ensinou algo que ficou pra vida inteira. Ela dizia "Olha, Glorinha. Nossa história é uma história de falta de liberdade, de escravidão. A única coisa que você não pode permitir nunca na sua vida é que te coloquem alguma corrente", concluiu.

Mistério da Idade

Glória comentou ainda que acredita que o mistério em torno da sua idade, um dos maiores "segredos" da internet, é na verdade um segredo de polichinelo - um segredo falso.

"Nunca me preocupei e nunca vou desvendar esse mistério, porque não é um mistério. Eu preciso pegar avião, comprar passagem, usar meus documentos. Todo mundo sabe quantos anos eu tenho. É um segredo de polichinelo", contou Glória Maria aos risos.

Fábio Porchat, um dos apresentadores do programa, perguntou ainda a Glória porque ela achava que sua idade havia se tornado um dos grandes mistérios da internet e a jornalista não se furtou de responder, traçando um paralelo entre questões raciais e envelhecimento.

"Tenho várias hipóteses. Tô há muito tempo na televisão e as pessoas não entendem. Avô viu, pai viu, Glória Maria tá lá. Só que assim, eu, como a maioria dos pretos que nasceram pobres nesse Brasil, não temos a preocupação com a idade. (...) Pra o preto, a idade nunca foi uma coisa importante, a gente tinha que se preocupar com a comida, com a vida, com a tentativa de educação. Então idade não era uma questão de quanto tempo você viveu. Era quanto ainda podia render. (...) Acho que meu DNA é abençoado, então se a idade não me preocupa, não deveria preocupar ninguém. Tô feliz, tô otima, tô feliz aqui e agora", finalizou.

Glória contou ainda porque acredita que, para as mulheres, envelhecer é mais fácil que para os homens. De acordo com a jornalista, os homens se importam mais com questões como "cabelo branco" e "barriguinha" e se mexem menos para mudar algo.

O Papo de Segunda vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30min, no Canal GNT.