Topo

'Não vamos deixar de sorrir', diz Paulo Gustavo em vídeo recuperado por fãs

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/04/2021 14h25

Fãs do ator Paulo Gustavo recuperaram nas redes sociais um vídeo em que o artista de "Minha Mãe é Uma Peça" fala sobre ter esperança em meio ao cenário da pandemia da covid-19. O recado foi dado no ano passado, no especial de fim de ano do humorístico "220 volts". O programa foi exibido pela TV Globo e atualmente está disponível no GloboPlay.

Em vídeo, o ator, que atualmente está internado na UTI com covid-19, fala sobre a força do humor para resistir às adversidades da crise sanitária e diz para os telespectadores não perderem a fé em um cenário melhor.

Primeiro vamos combinar que este ano serviu para nos mostrar que a gente não vive sem a graça, sem o humor. O humor salva, transforma, alivia, cura, traz esperança pra vida da gente. Essa pandemia também deixou bem clara também a importância da arte nas nossas vidas. Vocês viram, né? Esse ano foi difícil e foram as artes e a cultura em geral que nos ajudaram a seguir em frente tornando tudo um pouquinho mais leve.

Na sequência, Paulo Gustavo diz se sentir feliz com o seu trabalho e diz que o riso é um "ato de resistência".

Eu fico muito feliz e orgulhoso de ser artista e mais ainda da comédia ser tão forte em mim. Eu faço palhaçada, você ri, eu fico com o coração preenchido aqui. Eu me sinto realizado de estar conseguindo te fazer feliz. Rir é um ato de resistência.

O ator ainda comenta a importância do uso de máscaras e relaciona com o riso do brasileiro.

A gente agora está precisando dessa máscara chata pra proteger o rosto desse vírus. E infelizmente essa máscara esconde algo muito precioso para nós, brasileiros: o sorriso. Ele está tapado, tem que ficar tapado, mas ele existe.

Por fim, ele finaliza:

A gente não vai deixar de sorrir, a gente não vai deixar de ter esperança. Eu estou louco para voltar ao teatro e encontrar vocês.

Paulo Gustavo está internado em um hospital no Rio de Janeiro desde o dia 13 de março. Nesta semana, ele foi submetido a terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea).

A Oxigenação por Membrana Extracorpórea é uma técnica utilizada em pessoas com falência cardiovascular ou pulmonar. A terapia conta com o uso de uma bomba para fazer circular o sangue por meio de um "pulmão artificial" fora do corpo, regressando depois à corrente sanguínea.

Ontem, famosos se manifestaram nas redes sociais torcendo pela recuperação do ator. Regina Casé, Tatá Werneck, Mônica Martelli, Caetano Veloso e outras personalidades também publicaram mensagens de apoio ao artista.