Topo

Val Machiori e Rick Bonadio: para quem foi o discurso de Ludmilla no BBB 21

Do UOL, em São Paulo

04/04/2021 09h46

Na noite de ontem, Ludmilla movimentou a festa do "BBB 21", e não foi só com seus hits: logo no início do show, ela mandou um recado sobre racismo, exigindo respeito "ao nosso funk, à nossa cor, ao nosso cabelo".

O discurso veio depois de um dia em que o racismo foi pauta no reality show, com o brother João Luiz confessando que ficou incomodado com um comentário preconceituoso de Rodolffo sobre o seu cabelo. Mas Ludmilla também tinha seus próprios alvos com o desabafo.

Val Marchiori

A frase da cantora fez clara alusão ao processo que ela move contra Val Marchiori — no Carnaval de 2016, a socialite comparou o cabelo da cantora à palha de aço Bombril, durante uma transmissão ao vivo pela RedeTV!.

Val chegou a ser condenada a pagar R$ 30 mil à cantora, mas a 14ª Câmara Cível do Rio de Janeiro acolheu recurso da empresária, anulando a condenação ao entender que ela criticou os apliques utilizados por Ludmilla, e não seu cabelo natural, ou a cor de sua pele.

Pra galera que tá falando que eu interferi no jogo ou alguma coisa do tipo, se vocês não sabem, semana passada eu acabei perdendo na justiça pra uma racista e o juiz alegou liberdade de expressão. E ainda quer que eu pague os honorários dos advogados dela. Dorme com esse barulho aí."
Ludmilla em vídeo após show no 'BBB 21'

Val Marchiori venceu recurso contra Ludmilla por caso de racismo - Fernando Moraes - Fernando Moraes
Val Marchiori venceu recurso contra Ludmilla por caso de racismo
Imagem: Fernando Moraes

O desembargador Francisco de Assis Pessanha Filho, relator do caso, ainda escreveu que Ludmilla "se submeteu ao escrutínio social por meio de um desfile de Carnaval transmitido ao mundo inteiro, razão pela qual está sujeita a elogios e opiniões contrárias".

A cantora pode recorrer da decisão, e disse em nota enviada ao UOL que vai fazer isso: "Não vou desistir nem é só por mim. Eu tenho visibilidade, tenho provas e ainda assim estou passando por isso. Imagina quem é anônimo? Não posso e não podemos desistir".

Rick Bonadio

Enquanto isso, o pedido de respeito pelo funk no show teve outro alvo: o produtor Rick Bonadio, que provocou polêmica na internet no dia seguinte ao Grammy 2021, por criticar a inclusão do ritmo na apresentação de Cardi B na premiação.

A rapper americana tocou um pedaço do remix de "WAP" feito pelo brasileiro Pedro Sampaio na performance, e Bonadio se indignou: "Precisamos exportar música boa, e não esse 'fica de quatro'".

Rick Bonadio: crítica ao funk foi outro alvo de Ludmilla - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Rick Bonadio: crítica ao funk foi outro alvo de Ludmilla
Imagem: Reprodução/YouTube

Na ocasião, vários artistas repudiaram publicamente a declaração de Rick, incluindo a própria Ludmilla, que disse: "Todos nós temos plena consciência que o funk incomoda, só que há anos o funk se tornou um movimento, um movimento de resistência e que representa a realidade de milhões de brasileiros. O funk já ultrapassou tantas barreiras e criticar já se tornou ultrapassado, resta aceitar!".

Ainda teve aquele produtor lá falando do funk. Foram muitas coisas, sabe? Muitas coisas acontecendo durante essa semana e que eu tava engasgada com tudo isso. E o fato do João e da Camilla estarem comemorando é porque eles sofrem na pele, eles sabem o que é isso."
Ludmilla sobre show no 'BBB 21'