Topo

Tarso Brant foi constrangido no Pânico, beijou Sabrina e venceu preconceito

Tarso Brant é um dos participantes da nova edição do "De Férias com o Ex", da MTV, que estreou ontem (8) - Reprodução/Instagram
Tarso Brant é um dos participantes da nova edição do 'De Férias com o Ex', da MTV, que estreou ontem (8) Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

09/04/2021 04h00

A MTV Brasil quebrou o tabu e convidou Tarso Brant para a sétima edição do "De Férias com o Ex", que estreou ontem uma nova versão com personalidades mais conhecidas no elenco. O ator e modelo é o primeiro transgênero a participar do reality show de pegação.

No episódio de estreia, Tarso surpreendeu um dos participantes, Pedro Ortega, ao contar que é um homem trans, e seu interlocutor sentiu-se à vontade para fazer várias perguntas de cunho íntimo.

Quem é Tarso Brant e por que ele ficou conhecido?

Tarso ficou conhecido pelas redes sociais em 2013, quando estava fazendo a transição de gênero e passou por uma grande mudança física.

Depois, veio a participação no programa "Pânico na Band", que foi quando Tarso explodiu de seguidores. Atualmente ele é seguido por mais de 700 mil pessoas.

A participação no "Pânico"

O modelo foi mostrado no programa como motivo de curiosidade, e Sabrina Sato o levou às ruas para que as pessoas respondessem se ele era homem ou mulher. Os dois bateram um papo, e Tarso falou mais sobre seu processo de autodescoberta.

As pessoas hoje em dia preferem se reprimir a ser feliz. Eu não penso assim. Independentemente do que falem ou pensem, eu vou ser eu.

Show de transfobia

Tarso foi ao palco do "Pânico". Emílio Surita perguntou se ele topava se vestir de mulher, gerando desconforto no convidado. O público no Twitter votou se Tarso deveria se vestir de "hominho" ou "mocinha".

E ele acabou aceitando, praticamente forçado, usar uma peruca de cabelo longo, vestido e maquiagem. Que apelação!

Tarso Brant e Sabrina Sato dão selinho no palco do 'Pânico na Band' em 2013 - Reprodução - Reprodução
Tarso Brant e Sabrina Sato dão selinho no palco do 'Pânico na Band' em 2013
Imagem: Reprodução

Selinho em Sabrina

Outro momento constrangedor no "Pânico" foi quando Tarso precisou escolher uma das panicats, vestidas com roupas masculinas, para dar um beijo. Ele escolheu Sabrina.

"A Força do Querer" (2017)

A Força do Querer: Ivana (Carol Duarte) se interessa pela história de Tarso Brant; ator fez participação especial na novela - Estevam Avellar/Globo - Estevam Avellar/Globo
A Força do Querer: Ivana (Carol Duarte) se interessa pela história de Tarso Brant; ator fez participação especial na novela
Imagem: Estevam Avellar/Globo

Tarso falou muito sobre a sua transição de gênero, e o tema passou a ser cada vez mais discutido no Brasil. Ele chamou a atenção da autora Gloria Perez, que o convidou para ajudá-la na criação da personagem Ivana (Carol Duarte), de "A Força do Querer", que passa pela transição de gênero e se identifica como Ivan.

Ele me contou uma série de coisas, como quando começou a tomar os hormônios e ganhou uma força maior, uma agressividade. Precisou também entender muita coisa do mundo masculino, sobre o qual tinha idealizações a respeito Gloria Perez em entrevista ao extinto site Ego.

Tarso Brant também no documento

Tarso Brant mostra o seu RG após mudar de nome - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Tarso Brant comemora mudança de nome mostrando foto de seu novo RG
Imagem: Reprodução/Instagram

No ano seguinte, o modelo decidiu mudar o nome no RG para Tarso Brant. Foi um passo importante em seu processo de transição. Pelo Instagram ele escreveu a respeito:

"Reconheço que a Tereza não só fez parte de mim, como veio para me ensinar a ser um homem melhor. Já não me incomodo mais e percebo que a única forma de deixá-la ir seria compreendendo-a totalmente", afirmou.

Sem rótulos

Tarso não gosta de seguir modas e tampouco ditar regras. O modelo só quer ser como ele é e ponto final. Nada mais justo, não é?

Eu sempre me identifiquei com o lado masculino. Eu era a criança que transitava entre os dois lados. Descobri com o tempo. O que me incomoda? Lembro de olhar o corpo dos meus amigos e pensar: 'Por que eles têm curvas diferentes das minhas?' Eu me sentia mais confortável no lado masculino — Tarso Brant em entrevista para o canal de Murilo Ribeiro.

Transgênero e preconceito

A população trans trava uma batalha contra o preconceito. Programas de entretenimento, ainda que procurem não levantar bandeiras, devem propor reflexões sobre a sociedade.

Em um reality show, por exemplo, mostrando diversidade e representatividade. E as marcas cada vez mais entendem que precisam se reposicionar. É claro que isso tem um preço —por vezes alto— que muitas já mostraram que estão dispostas a pagar.

Lembra a onda de revolta pelo comercial de Dia dos Pais do Thammy Miranda da Natura? Isso sim foi um tsnunami de mimimi.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado em uma versão anterior do texto no último parágrafo, o comercial gravado por Thammy Miranda foi para a Natura, e não Avon. A informação foi corrigida.