Topo

Funeral do príncipe Philip acontece no próximo sábado

Príncipe Philip morreu aos 99 anos - ax Mumby/Indigo/Getty Images
Príncipe Philip morreu aos 99 anos Imagem: ax Mumby/Indigo/Getty Images

Do UOL, no Rio

10/04/2021 13h25

O funeral do príncipe Philip, marido da rainha Elzabeth, acontecerá no próximo sábado (17) na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor.

Um porta-voz do Palácio disse à BBC: "Embora este seja um tempo de tristeza e luto, os próximos dias serão uma oportunidade para celebrar uma vida notável."

Membros da família real, incluindo o príncipe Charles, caminharão atrás do caixão no dia do funeral, e a rainha irá separadamente para a capela.

A família real pediu às pessoas que não compareçam a nenhum dos eventos funerários, de acordo com os conselhos de saúde pública, e que não deixassem flores e tributos nas residências reais.

No site da família real, o público foi convidado a deixar suas mensagens de condolências e fazer uma doação para uma instituição de caridade, em vez de deixar tributos florais em memória do duque.

A imprensa britânica acreditava — mesmo antes da pandemia e pelo desejo de Philip — que apenas amigos, familiares e chefes de estados da Commonwealth devem participar.

Entre os nomes políticos, estão, por exemplo, Boris Johnson, do Reino Unido, Scott Morrison, da Austrália, Justin Trudeau, do Canadá, Jacinda Ardern, da Nova Zelândia.

O público não deve ser autorizado a participar, em razão da pandemia de coronavírus. O plano executado deve sofrer alterações considerando as condições sanitárias do Reino Unido.

Ainda assim, o funeral, deve ser transmitido pela televisão na capela de São Jorge no castelo de Windsor.

Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª por 73 anos, morreu ontem aos 99 anos. O anúncio foi feito através das redes sociais da família britânica.

"É com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor", informou a conta da realeza.

Salvas de tiros

Na manhã deste sábado, salvas de tiros de canhão em todo Reino Unido aconteceram em homenagem ao príncipe. Na Torre de Londres, às margens do Tamisa, nos castelos de Edimburgo, Belfast, Gibraltar e os navios da Royal Navy, onde Philip serviu durante a Segunda Guerra Mundial, o som dos canhões ressoou às 12h00 (08h00 no horário de Brasília) na primeira das 41 salvas previstas.

Mensagem do papa

O papa Francisco enviou uma mensagem de pêsames neste sábado (10) à rainha Elizabeth II pela morte de seu esposo, ressaltando sua dedicação "ao casamento e à família".

Para você e principalmente para todos os que choram a morte na esperança certa da Ressurreição, invoco as bênçãos do Senhor de consolo e paz.

Homenagem da rainha ao marido

O perfil oficial da família real no Twitter relembrou uma homenagem que a rainha Elizabeth fez ao príncipe Philip durante um discurso no 50º aniversário de casamento deles em 1997.

Ele tem, simplesmente, sido minha força e permanência todos esses anos, e eu, e toda a sua família, e este e muitos outros países, temos com ele uma dívida maior do que ele jamais reivindicaria, ou jamais saberemos.