Topo

Adm de Juliette foi condenado por criar site com fake news contra o PT

BBB 21: Adm de Juliette foi condenado por criar site que espalhava fake news contra o PT - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Adm de Juliette foi condenado por criar site que espalhava fake news contra o PT Imagem: Reprodução/Globoplay

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

12/04/2021 14h12

Huayna Tejo, líder da equipe que cuida das redes sociais de Juliette do "BBB 21", foi condenado pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) pela criação de um site que espalhava notícias falsas contra Fernando Haddad (PT), a mando da campanha de José Serra (PSDB) nas eleições pela prefeitura de São Paulo de 2012.

Casado com Deborah Vidjinsky, amiga e também administradora dos perfis da sister, Huayna é um dos que está por trás do sucesso estrondoso de Juliette nas redes sociais, acumulando mais de 20 milhões de seguidores só no Instagram.

O UOL obteve acesso ao processo contra Huayna, junto ao TRE-SP, e confirmou sua condenação a pagar multa, até hoje não quitada.

Em decisão transitada em julgado (da qual não cabe mais recurso), a parte foi condenada ao pagamento de multa no valor de R$ 10.000,00. O arquivamento do feito não significa isenção da multa. A parte está sujeita a responder por uma ação de execução fiscal para efetuar o pagamento que foi imposto pela Justiça Eleitoral.

Informa a assessoria do TRE-SP

Entenda o caso

Em 2012, a empresa de Huayna, a Soda Virtual, foi contratada pela campanha de José Serra por R$ 250 mil para prestação de serviços de "criação e inclusão de páginas na internet".

Um dos sites associados à empresa foi o blog "Propostas Haddad 13", hospedado no Google. O site, além de trazer identidade visual semelhante à utilizada pela campanha do petista, informava notícias e propostas falsas atribuídas a Haddad, como a criação de escolas de lata e o aumento do IPTU na cidade de São Paulo.

O blog ao ser acessado, de início, dá a impressão de que se trata de site oficial da campanha do requerente, somente após contato com o texto ali apresentado, o qual faz críticas negativas ao plano de governo do candidato, é que surge a dúvida quanto a sua autoria, o que causa tumulto, pois, acaba por confundir o eleitor sobre quem é o responsável por mencionado material.

diz parte do processo, despachado em outubro de 2012

De acordo com parecer do juiz Henrique Harris Júnior, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, o Google precisou retirar imediatamente o blog do ar por "difundir propaganda eleitoral ilícita, com conteúdo supostamente degradante, calunioso, injurioso e sabidamente inverídico a respeito dos representantes, bem como por constituir propaganda eleitoral anônima".

O Google, então, foi intimado a repassar o IP que identificaria a origem do tal blog que espalhava fake news e foi assim que se chegou ao nome de Huayna Tejo, no mesmo endereço onde funcionava a Soda Virtual, em João Pessoa, na Paraíba.

Em comunicado oficial, a Huayna se desculpa pelo acontecido e explica que as pendências já foram resolvidas com a justiça.

A assessoria de imprensa de Huayna informou que o fato aconteceu há 8 anos e já foi devidamente resolvido na justiça. Na intenção de criar um site humorístico, a agência cometeu um erro, classificado por muitos como piadas de mau gosto. Huayna novamente pede desculpas a todos que foram envolvidos ou que se sentiram lesados pelo ocorrido.

diz a nota

tggbfgfg - Instagram - Instagram
Huayna Tejo e Deborah Vidjinsky: casal cuida das redes sociais da amiga Juliette do "BBB 21"
Imagem: Instagram

Agora, a nossa cobertura do BBB 21 também está no Telegram! Para se inscrever, acesse este link ou procure por Splash UOL - BBB21 no aplicativo. Ao encontrar o canal, é só clicar em "entrar" ou "join" e pronto, você vai receber diariamente as principais notícias da reta final do reality.

Quem deve ser eliminado do 'BBB 21'?

Enquete encerrada

Total de 512032 votos
70,25%
Globo/João Cotta
24,72%
Globo/João Cotta
5,04%
Globo/João Cotta
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto