Topo

Príncipe Harry fala sobre o avô, Príncipe Philip: 'Atrevido até o fim'

Príncipe Harry emitiu comunicado lamentando a morte do avô, Príncipe Philip - Reprodução/Instagram
Príncipe Harry emitiu comunicado lamentando a morte do avô, Príncipe Philip Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/04/2021 11h10

O Príncipe Harry se manifestou oficialmente, pela primeira vez, sobre a morte de seu avô, o Príncipe Philip. O marido da Rainha Elizabeth II morreu na última sexta (09), aos 99 anos.

"Meu avô era um homem de serviço, honra e muito humor. Ele era autenticamente ele mesmo, com uma sagacidade seriamente afiada, e podia prender a atenção de qualquer sala devido ao seu charme — e também porque você nunca sabia o que ele diria a seguir", disse o comunicado emitido no site da fundação que Harry mantém, a Archewell.

Ele prosseguiu: "Ele será lembrado como o consorte reinante mais antigo do Monarca, um soldado condecorado, um Príncipe e um Duque. Mas para mim, como muitos de vocês que perderam um ente querido ou avô por causa da dor do ano passado, ele era meu avô: mestre do churrasco, lenda da brincadeira e atrevido até o fim".

Ele tem sido uma rocha para Sua Majestade a Rainha com uma devoção incomparável, ao lado dela por 73 anos de casamento, e embora eu pudesse continuar, sei que agora ele diria a todos nós, cerveja na mão, 'Oh, faça, vá em frente!'.

Por fim, Harry agradeceu: "Então, nessa nota, vovô, obrigado pelo seu serviço, sua dedicação à vovó, e por sempre ser você mesmo. Você fará muita falta, mas sempre será lembrado - pela nação e pelo mundo. Meghan, Archie e eu (assim como sua futura bisneta) sempre teremos um lugar especial para você em nossos corações", escreveu o Duque de Sussex.

Mais cedo, o Príncipe William, irmão de Harry, também falou sobre Philip: "Meu avô era um homem extraordinário e parte de uma geração extraordinária. Catherine e eu continuaremos, sempre, a fazer o que ele gostaria e apoiaremos a Rainha nos anos que virão. Sentirei falta do meu avô, mas sei que ele gostaria que seguíssemos com o trabalho", disse um trecho do comunicado emitido por ele.

O Príncipe Harry desembarcou no Reino Unido para acompanhar o funeral de seu avô. Segundo informações da revista norte-americana "People", Harry chegou ao país no domingo, sem a companhia da mulher, Meghan Markle, que está grávida do segundo filho do casal e foi aconselhada por seu médico a não comparecer. Esta é a primeira vez que ele volta ao Reino Unido depois da polêmica entrevista dada a Oprah Winfrey, em que acusou a Família Real de racismo contra a duquesa e o filho do casal, Archie.