Topo

John Oliver zomba Philip por ser primo de Elizabeth: 'Moral questionável'

John Oliver criou polêmica ao comentar morte de príncipe Philip - Reprodução/HBO
John Oliver criou polêmica ao comentar morte de príncipe Philip Imagem: Reprodução/HBO

De Splash, em São Paulo

13/04/2021 10h51

O comediante John Oliver despertou a ira de alguns britânicos ao dizer que o príncipe Philip, que morreu na sexta-feira aos 99 anos de idade, tinha "uma moral questionável" e lembrar que ele era primo em segundo grau da rainha Elizabeth 2ª, sua mulher.

Eles eram muito próximos, mas acho que isso não se limitava a eles. Em geral, familiares são muito próximos. Se eles não conseguiam se aproximar emocionalmente, ao menos eram próximos biologicamente."
John Oliver faz piada de parentesco entre Philip e Elizabeth

Refletindo sobre a reação da web à morte do príncipe, Oliver disse que viu algumas pessoas sendo cautelosas até perceberem que outras estavam elogiando a família real um pouco demais.

"Acho que, quando chegou nesse ponto, as coisas começaram a ir por água abaixo. As pessoas pararam de morder a língua e disseram: 'Na verdade, ele era desse jeito aqui'", comentou o comediante.

Príncipe Philip durante a inauguração do memorial em homenagem a princesa Diana - Gareth Cattermole/Getty Images - Gareth Cattermole/Getty Images
Príncipe Philip durante a inauguração do memorial em homenagem a princesa Diana
Imagem: Gareth Cattermole/Getty Images

É difícil quando um homem de 99 anos com um histórico moral questionável nos deixa. É difícil saber como se sentir, e se devemos de fato expressar como nos sentimos neste momento."
John Oliver no 'Late Night with Seth Meyers'

Durante os seus 73 anos como marido da rainha, Philip fez várias declarações consideradas preconceituosas em eventos públicos.

Veja a participação completa de Oliver no 'Late Night' (em inglês):