Topo

Rainha Elizabeth já teve primeiro compromisso após morte do príncipe Philip

Rainha Elizabeth II comparecerá ao funeral de Philip no próximo sábado  - reprodução/BBC
Rainha Elizabeth II comparecerá ao funeral de Philip no próximo sábado Imagem: reprodução/BBC

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/04/2021 08h46

Rainha Elizabeth participou de seu primeiro evento real desde a morte do príncipe Philip, aos 99 anos, na sexta-feira (9). A monarca organizou uma cerimônia de aposentadoria em homenagem ao conde Peel, seu antigo Lord Chamberlain, ou seja, o chefe de gabinete.

Peel deixou o cargo de lorde uma semana antes da morte do duque de Edimburgo, de acordo com o arquivo público da monarquia. "O conde Peel teve uma audiência com a rainha e se despediu após renunciar à nomeação".

A renúncia ao título quando um oficial sênior da Casa Real se aposenta é praxe no Reino Unido.

O funeral do príncipe Philip está marcado para acontecer no sábado, na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor, com a presença da Rainha Elizabeth.

À BBC, um porta-voz do Palácio de Buckingham disse que "os próximos dias serão uma oportunidade para celebrar uma vida notável". Membros da família real, incluindo o príncipe Charles, caminharão atrás do caixão no dia do funeral.

A rainha seguirá separadamente para a capela. Em meio à pandemia causada pela covid-19, a família real pediu ao público que não compareça aos eventos funerários.