Topo

Andressa Urach revela processo contra Silas Malafaia por danos morais

Andressa Urach alega que sofreu danos morais e por isso entrou com processo contra o pastor Silas Malafaia - Fotomontagem/Reprodução/Instagram
Andressa Urach alega que sofreu danos morais e por isso entrou com processo contra o pastor Silas Malafaia Imagem: Fotomontagem/Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

15/04/2021 11h40

Andressa Urach entrou com uma ação contra o pastor Silas Malafaia por uma declaração que ele deu ao canal de Antonia Fontenelle no YouTube. O processo corre na 2ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de Porto Alegre. Procurado pelo UOL, o advogado de Urach explicou que sua cliente se sentiu desmoralizada pelo pastor e pelos fiéis que passaram a ofendê-la.

"O pastor fez um comentário muito duro de que ela não teria moral para entrar com uma ação contra ele. A partir disso, houve um levante de pessoas criticando-a e chamando-a de tudo que é nome", afirmou o advogado Marco Mejia. "A maneira como ele falou fez com que tomássemos uma posição jurídica", informou.

Urach entrou com o processo por danos morais e pede uma indenização estimada em R$ 100 mil. O advogado dela, entretanto, afirma que o principal objetivo é a reparação por parte de Malafaia: "As pessoas têm direito de entrar na Justiça. O que não dá é condenar o direito de entrar na Justiça".

Você pode ter opinião para tudo, mas a liberdade de expressão termina quando pegam a opinião e fazem um mal. Ele poderia ter falado de várias maneiras. A finalidade não é ganhar grana, é mostrar que há muitas pessoas lesadas pelas igrejas. As pessoas têm que entrar com a ação se forem lesadas e não podem ser discriminadas quanto a isso.

Mejia ainda afirmou que Urach está aberta a uma resolução amigável do processo, desde que haja uma retratação: "Não sou radical. Quero que as pessoas possam se retratar ou reparar".

Procurado pela reportagem, Silas Malafaia não se manifestou até a publicação deste texto.

Silas Malafaia: "Que moral essa mulher tem?"

Silas Malafaia afirmou na entrevista para Fontenelle que Andressa Urach não teria moral para falar mal da Igreja Universal. Ele afirmou que a igreja a ajudou quando ela precisou e que todo o dinheiro doado por Urach foi por vontade dela própria.

Ela ficou lá por anos dando testemunho, faturando, vendendo livro. E agora vem com essa falácia? Eu não estou aqui protegendo a Igreja Universal. Agora que voltou para aquela vida que ela condenou? Voltou a fazer tudo aquilo que ela diz que foi a desgraça da vida dela? Que moral essa mulher tem para vir falar de alguém? Nenhuma.

O advogado de Urach, entretanto, disse que sua cliente não voltou a se prostituir, como o pastor Malafaia teria sugerido. A modelo também processa a Igreja Universal do Reino de Deus, comunidade da qual fez parte nos últimos anos. Ela, que rompeu com a igreja, quer reaver os quase R$ 2 milhões que diz ter doado à instituição.