Topo

Rainha Elizabeth quebrará protocolo de séculos em luto por Philip

Rainha Elizabeth 2ª na Capela de São Jorge para se despedir do marido, príncipe Philip - Jonathan Brady - WPA Pool/Getty Images
Rainha Elizabeth 2ª na Capela de São Jorge para se despedir do marido, príncipe Philip Imagem: Jonathan Brady - WPA Pool/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2021 08h12Atualizada em 20/04/2021 13h14

A Rainha Elizabeth 2ª vai quebrar uma tradição real após a morte do marido, príncipe Philip, aos 99 anos. Ao contrário de outros membros da família, incluindo gerações passadas, a monarca não usará papel timbrado com bordas pretas durante o período oficial de luto.

De acordo com a revista People, ela usará papel de carta personalizado com seu brasão vermelho, em vez do preto tradicional. O gesto, considerado moderno, faz referência ao estilo e às preferências pessoais do príncipe Philip.

No último sábado (17), durante o funeral do Duque de Edimburgo, em Windsor, na Inglaterra, um detalhe comovente chamou a atenção: uma nota escrita de próprio punho pela Rainha Elizabeth 2ª acompanhava o caixão de seu marido.

Segundo informações da People, a monarca de 94 anos escreveu a carta e assinou como "Lilibet" — seu apelido de infância. Príncipe Philip, seu marido há 73 anos, era o único que ainda a chamava dessa forma.

Segundo fontes próximas ao palácio, o 95º aniversário da Rainha Elizabeth, na próxima quarta-feira (21), não será comemorado da mesma forma neste ano em respeito ao luto recente pelo príncipe.

Tradicionalmente, os membros da família real britânica divulgam novos retratos oficiais para celebrar um novo ano. O desfile anual em homenagem à rainha também foi cancelado — mas já não aconteceu no ano passado, devido à pandemia.