Topo

Elizabeth 2ª vai deixar obrigações reais gradualmente após morte de Philip

Rainha Elizabeth 2ª completou 95 anos na última semana - Steve Parsons/AFP
Rainha Elizabeth 2ª completou 95 anos na última semana Imagem: Steve Parsons/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/04/2021 12h52

A morte do príncipe Philip trouxe urgência a uma transição já em andamento na família real britânica. Apesar de ter voltado ao trabalho após a perda do marido, a rainha Elizabeth 2ª não deve retomar sua agitada agenda de reuniões, recepções e festas.

A monarca planeja, pouco a pouco, deixar suas obrigações reais e diminuir seus compromissos. A afirmação foi feita por Peter Hunt, analista da realeza, em entrevista ao jornal New York Times.

Ao que tudo indica, a rainha está bem de saúde. O que a incomoda é apenas a rigidez dos joelhos, o que torna difícil para ela subir escadas.

Ainda segundo a publicação, Elizabeth 2ª deve ir ao Palácio de Buckingham apenas dois dias por semana.

"Fundamentalmente, a rainha irá se afastar", disse Peter Hunt. "A covid-19 ajudou no sentido de que acelerou o que qualquer mulher sensata de 95 anos gostaria de fazer, que não é ficar em pé o dia todo", completou.

Com o gradual afastamento da rainha, quem passa a ganhar mais responsabilidades é o príncipe Charles, seu primogênito e primeiro nome na linha de sucessão à coroa.

De acordo com Hunt, o aumento das responsabilidades de Charles também resultará em mais obrigações para William, seu filho mais velho e segundo nome na linha de sucessão.

Charles, inclusive, estaria agindo para realocar funções entre os membros da família real após a morte de Philip, a saída do príncipe Harry e Meghan Markle da realeza e o confuso afastamento do príncipe Andrew.

A realeza participa de mais de 2.000 eventos oficiais por ano, muitos dos quais envolvem grupos de caridade. Cerca de 3.000 grupos filantrópicos listam um membro da família como seu patrono ou presidente, segundo o palácio. Os familiares também participam de dezenas de cerimônias militares e diplomáticas por ano.

Como sempre acontece com a família real, porém, os detalhes sobre suas deliberações internas são evasivos.

Rainha desde 1952, Elizabeth 2ª estava casada com Philip desde 1947. O funeral do duque de Edimburgo aconteceu no último dia 17, no Castelo de Windsor. Ela completou 95 anos na última quarta-feira (21).