Topo

Mônica Martelli pede união e esperança: 'Antes da doença, vejo o amor'

Paulo Gustavo: Mônica Martelli pede união e esperança - Reprodução/Instagram
Paulo Gustavo: Mônica Martelli pede união e esperança Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

04/05/2021 12h23

A atriz Mônica Martelli — amiga do humorista Paulo Gustavo, que está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com covid-19 — compartilhou hoje uma mensagem em que pede que seus seguidores tenham mais fé, esperança e união.

A estrela de "Minha Vida em Marte" compartilhou a foto de um céu azul e rosa sendo rasgado ao meio por um avião e afirmou que, em sua opinião, o amor vem antes de qualquer coisa — inclusive das doenças.

Eu vejo o amor antes de qualquer coisa. Antes da doença, antes da tristeza, antes de tudo existe o amor. O amor vem com esperança, com afeto, paz, fé, positividade, união. Amor é a coisa mais poderosa do mundo se você souber enxergá-lo. Ame!

Ontem, Mônica Martelli também falou sobre o estado de saúde do amigo Paulo Gustavo.

Meu amor, meu irmão, tudo que a medicina pode fazer por você, está sendo feito. Não perco jamais a esperança, a fé, as orações não param, a positividade nos comanda. Tudo para que você saia dessa situação. Você representa vida.

Em publicação feita no Instagram, a atriz destacou que o país inteiro está unido pela recuperação de Paulo. "A vida é difícil e dura sem suas tiradas hilárias, suas histórias, suas ideias, sua genialidade em olhar o mundo. Sem a sua alegria e sua gargalhada não dá para viver".

Imunizados! Os famosos que já receberam a vacina da covid-19

Paulo Gustavo piorou ontem

O estado de saúde do ator Paulo Gustavo, internado com covid-19 no Rio de Janeiro desde 13 março, apresentou uma piora em decorrência de uma embolia súbita. Segundo boletim médico divulgado ontem pela assessoria do ator, o quadro é "instável e de extrema gravidade".

Anteontem, após a redução dos sedativos, o humorista chegou a acordar e interagiu com os médicos e o marido. No entanto, à noite ele apresentou uma piora súbita, com redução no nível de consciência.

Os médicos identificaram uma embolia gasosa, que é o bloqueio de vasos sanguíneos por bolhas de ar. No caso de Paulo Gustavo, a embolia atingiu o sistema nervoso:

"À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa."

O boletim conclui: "Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade".

O histórico do ator

O comediante foi intubado em 21 de março, após 8 dias de internação para combater a covid-19. Paulo Gustavo, no entanto, continuou a apresentar piora do quadro respiratório e, no dia 2 de abril, a equipe médica decidiu submetê-lo à terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) na UTI, uma técnica também conhecida como pulmão artificial que auxilia na oxigenação do sangue.

No dia 4 e, novamente, no dia 9 de abril, o ator passou por procedimentos por via endoscópica (toracoscopia) para corrigir fístulas bronco-pleurais, uma comunicação anormal entre brônquios e pleura, a membrana dos pulmões, que permite o vazamento de ar.

Em 11 de abril, o ator seguia em estado crítico, teve nova fístula detectada, segundo nota à imprensa, e recebeu reposição de fatores de coagulação. No dia 15 de abril, um novo boletim médico afirmou que ele também foi submetido naquela semana a "várias intervenções, como broncoscopias, e alguns procedimentos cirúrgicos" que controlaram hemorragias.

O último boletim foi divulgado no dia 26 de abril, quando a equipe de Paulo Gustavo informou que uma nova pneumonia bacteriana havia sido identificada. Na ocasião, os médicos estavam otimistas, acreditavam que o problema estava sendo tratado de forma eficiente e falavam em "evidências de melhora na função pulmonar".