Topo

Bento Ribeiro relembra vício na época da MTV: 'Tomava ácido para viver'

Bento Ribeiro fala sobre vício em drogas - Reprodução/Instagram
Bento Ribeiro fala sobre vício em drogas Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2021 13h01

Bento Ribeiro, famoso por ter apresentado o "Furo MTV" com Dani Calabresa, contou sobre os problemas que teve com as drogas nos últimos anos.

O ator e humorista acaba de lançar o podcast "Ben-Yur" e por lá falou sobre o vício. Bento contou que foi internado em uma clínica de reabilitação.

"Passei por umas crises pessoais. Não estava mais funcionando. Não conseguia mais fazer humor. Tinha muita coisa na minha vida que eu não estava conseguindo lidar. Tive umas crises, entrei em parafuso e meio que não consegui trabalhar direito. (...) Minha cabeça estava quebrada por um tempo, muitas coisas pessoais, drogas, merda que eu fazia... Um monte de comportamento. Estava meio perdido", desabafou ele.

"Fui para uma clínica para dar uma limpada, só para desintoxicar mesmo. Lá tem umas sessões de grupos, mas basicamente você fica num ambiente, meio que se limpando", contou.

O ator ainda falou que o uso de drogas o fez perder parte da concentração e da memória. Além disso, as drogas quase tiraram a sua vida.

"Foi um conjunto de coisas na minha vida, de merdas, que aí eu meio que não consegui lidar. Quando você fica desconectado da realidade... Não conseguia me concentrar para mais nada, nem me lembrar das coisas direito, nem prestar atenção em nada direito por mais de cinco minutos. Foi uma bola de neve. Sinto que se eu tivesse continuando na rota que eu estava, eu tinha morrido já. Eu fumava três maços de cigarro por dia. Fumava tanto que acendia um e depois outro, esquecendo que já tinha acendido".

O artista também desabafou sobre os problemas de ansiedade, bipolaridade e compulsão que tinha:

"Já fui compulsivo de inúmeras coisas. Uma compulsão autodestrutiva. Eu tinha muita raiva de tudo, de todo mundo. Eu treinava 24 horas por dia, fazendo exercícios e querendo me tornar uma máquina mortífera. Andava na rua querendo que alguém mexesse comigo", relembra.

Em um outro podcast, ele entrevista o também humorista Gui Santana, que chega a citar que o programa de Bento na MTV. A atração acabou por Bento faltar às gravações.

"Vou te falar. Essa época aí, foi difícil. Não me orgulho. Naquela época, eu estava tomando ácido igual a quem toma 'tic tac' (caixinhas de balas). Estava tomando ácido para viver. Tomava no 'Furo MTV'. Comprava lá", finalizou.