Topo

Meghan Markle viraria princesa se perdesse o título de duquesa

Apoiadores da realeza britânica pedem a remoção dos títulos de Harry e Meghan após polêmicas - Reprodução/Twitter
Apoiadores da realeza britânica pedem a remoção dos títulos de Harry e Meghan após polêmicas Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

17/05/2021 18h25

Desde a polêmica entrevista do príncipe Harry e Meghan Markle a Oprah, os opositores do casal fazem pressão para eles perderem ou abrirem mão dos títulos de Duque e Duquesa de Sussex.

Hoje, uma historiadora apontou que o único título que Harry não pode perder é o de príncipe, porque é seu direito de nascimento. Ou seja, caso deixassem de ser duque e duquesa, eles seriam "promovidos" a príncipe Harry e princesa Meghan — para a frustração dos críticos.

A historiadora Kate Williams, professora na Universidade de Readings, explica: "Há pedidos para retirar os títulos de duque e duquesa de Sussex de Harry e Meghan. Mas o título de príncipe de Harry não pode ser retirado. Ou seja, se eles não fossem duque e duquesa, seriam príncipe e princesa. O que pode ser ainda mais atraente mundialmente".

A polêmica ressurgiu nos últimos dias, depois de Harry falar em um podcast que acredita que seu pai, o príncipe Charles, repassou para ele o sofrimento pelo qual passou na própria infância, e que tenta "quebrar o ciclo" na criação de seus filhos.

Kate Williams diz que a remoção dos títulos de duque e duquesa é improvável: "É muito complexo, e precisaria passar pelo Parlamento (e o governo não quer se envolver), seria péssimo em termos de imagem considerando todos os que puderam manter seus títulos, e não teria o efeito esperado, já que Harry e Meghan passariam a ser conhecidos como príncipe e princesa".

"Mesmo assim, continuam pedindo isso, dessa vez porque Harry vai num podcast e sugeriu muito por cima que Charles não teve uma infância 100% feliz — o que já foi dito, em detalhes, por fontes ao redor de Charles há anos", completou a historiadora.