Topo

Rainha Elizabeth está devastada após cãozinho de 5 meses morrer, diz jornal

A Rainha Elizabeth II sendo saudada por entusiastas da raça corgi; foto de 2005 - Fiona Hanson - PA Images/PA Images via Getty Images
A Rainha Elizabeth II sendo saudada por entusiastas da raça corgi; foto de 2005 Imagem: Fiona Hanson - PA Images/PA Images via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/05/2021 09h23

Um cachorro da rainha Elizabeth II morreu com cinco meses de vida, no último final de semana. O animal havia sido um presente de Príncipe Andrew para que a mãe se distraísse enquanto seu marido, o príncipe Philip, estava no hospital. De acordo com uma fonte do tabloide local The Sun, a monarca está "devastada" com a perda.

Pertencente à raça dorgi, um cruzamento entre Daschund e Welsh Corgi, o animal era chamado de Fergus em homenagem a Fergus Bowes-Lyon, tio materno de Elizabeth, que morreu na França, durante a Primeira Guerra Mundial.

Não há informação de qual motivo levou Fergus à morte. Ele foi visto em público uma única vez, um dia antes do funeral de Philip, quando a Rainha o levou junto a mais um filhote para um passeio nos arredores do Castelo de Windsor.

1º.jun.2012 - A rainha Elizabeth 2ª sorri para o cachorro dela na época em que ainda era princesa, nos arredores do castelo Windsor, em 1941. A imagem foi divulgada nesta sexta - Reuters - 1941 - Reuters - 1941
A rainha Elizabeth 2ª sorri para o cachorro dela na época em que ainda era princesa, nos arredores do castelo Windsor, em 1941.
Imagem: Reuters - 1941

Desde essa aparição, a mídia local descobriu que os filhotes foram comprados em uma tentativa de animar a Rainha, em meio a internação de seu marido. "Os cachorrinhos foram trazidos para animá-la durante um período muito difícil", disse uma fonte da Família Real para o The Sun.

"Todos os envolvidos estão chateados porque isso acontece logo depois que ela perdeu o marido. A Rainha está absolutamente devastada", completou.

A perda de Fergus ocorre poucos meses depois de Elizabeth ter superado o luto pela morte de Volcano, outro corgi. Ele era um dos vários cães de estimação da Rainha desde 2007, antes de morrer algumas semanas antes do Natal.

8.set.1960 - Rainha Elizabeth 2ª e seu marido, Príncipe Philip, Duque de Edimburgo,em Balmoral, com seus filhos, Príncipe Charles, Princesa Anne e o recém-nascido Príncipe Andrew, brincando com um cachorro da raça Corgi - AFP - AFP
8.set.1960 - Rainha Elizabeth 2ª e seu marido, Príncipe Philip, Duque de Edimburgo,em Balmoral, com seus filhos, Príncipe Charles, Princesa Anne e o recém-nascido Príncipe Andrew, brincando com um cachorro da raça Corgi
Imagem: AFP

Desde 2015, no entanto, a monarca aficionada por cães, especialmente os da raça corgi, havia parado de adquirir novos animais. Segundo um conselheiro pessoal da mulher de 94 anos, a decisão ocorreu pois ela não queria deixar nenhum cão para trás caso morresse.

O Palácio de Buckingham não se pronunciou oficialmente sobre a morte de Fergus.