Topo

Mulher se vacina, pede 'fora Bolsonaro' ao vivo e apresentador ameniza

Mulher vacinada contra a covid-19 em João pessoa pediu "um fora Bolsonaro bem grande" - Reprodução/YouTube
Mulher vacinada contra a covid-19 em João pessoa pediu 'um fora Bolsonaro bem grande' Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

19/05/2021 14h26Atualizada em 19/05/2021 15h29

O programa "Cidade em Ação", da TV Arapuan, afiliada da RedeTV! na Paraíba, mostrou um pedido inusitado de uma mulher que era vacinada contra a covid-19 na capital João Pessoa.

A moça disse que a satisfação de ser vacinada era um "fora Bolsonaro bem grande", protestando com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no cargo de chefe do Executivo.

O repórter Rubens Júnior foi a um ginásio esportivo no bairro Jaguaribe. Uma mulher recebia a dose da vacina quando foi perguntada se a aplicação doeu.

Doeu nada, isso aqui foi nada diante da nossa felicidade e emoção. A emoção é um fora Bolsonaro bem grande, bem grande mesmo!

O jornalista tentou contornar a situação e pediu para falar de coisas boas do Brasil — que ontem registrou 2.517 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas e chegou ao total de 439.379 óbitos pela doença.

Após voltar ao estúdio, o apresentador Samuka Duarte disse que o Brasil era o quarto país no mundo no raking de vacinação.

Na verdade, o painel de vacinação mundial mantido pela Bloomberg aponta o Brasil na 61ª posição na relação de percentual da população. O Brasil aparece em quarto quando se considera os números absolutos da vacinação.

Vacina - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Mulher recebe vacina contra a covid-19 em João Pessoa
Imagem: Reprodução/YouTube

O percentual da população vacinada é a forma mais exata de observar a abrangência da aplicação dos imunizantes nos países.

O Brasil tem 9,31% da população do país imunizada — 19.711.628 pessoas com as duas doses de imunizante.

Até ontem, 39.897.840 pessoas receberam ao menos uma dose de imunizante contra a covid, o equivalente a 18,84% da população nacional com a primeira dose, segundo o consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, junto às secretarias estaduais de saúde.

Samuka ainda disse que os EUA já não tem nenhum cidadão usando máscaras pois todos foram vacinados, mas somente os cidadãos totalmente vacinados podem optar por não usar máscaras e manter distanciamento social na maioria dos ambientes interno e externos, independentemente do tamanho do local.

Nos EUA, apenas um terço da população recebeu a segunda dose e cerca de 60% da população adulta já tendo recebido pelo menos uma dose — e não toda a população, como foi dito.