Topo

William lamenta que Lady Di morreu sem saber de farsa apoiada pela BBC

Martin Bashir entrevista a Princesa Diana no programa "Panorama", em 1995 - Getty Images
Martin Bashir entrevista a Princesa Diana no programa 'Panorama', em 1995 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/05/2021 18h15

O Príncipe William lamentou hoje que sua mãe, Lady Di, que morreu em 1997, nunca tenha descoberto a farsa do jornalista britânico Martin Bashir, que usou métodos antiéticos para obter uma impactante entrevista com a princesa Diana, segundo investigação.

Em sua declaração separada, o duque de Cambridge disse que o "efeito cascata de uma cultura de exploração e práticas antiéticas" acabou tirando a vida de sua mãe.

Ele acrescentou que tem grande preocupação com o fato de que práticas como essas "ainda sejam generalizadas hoje", acrescentando que é "maior do que um veículo, uma rede ou uma publicação".

A BBC escreveu para pedir desculpas aos príncipes William e Harry, bem como ao príncipe de Gales e ao irmão de Diana, conde Spencer.

O príncipe William também disse que a entrevista foi uma "grande contribuição para piorar o relacionamento dos meus pais, acrescentando que" desde então, prejudicou inúmeras outras pessoas ".

"Mas o que mais me entristece é que se a BBC tivesse investigado adequadamente as queixas e preocupações levantadas pela primeira vez em 1995, minha mãe saberia que ela havia sido enganada", disse ele.

Ela foi reprovada não apenas por um repórter desonesto, mas por líderes da BBC que olharam para o outro lado em vez de fazer perguntas difíceis

Em novembro passado, a BBC anunciou a investigação, realizada pelo ex-juiz da Suprema Corte John Dyson, sobre as circunstâncias que envolveram a entrevista Lady Di. A entrevista, que lançou a carreira de Bashir, de 58 anos, foi uma bomba na imprensa.

Nela, Diana afirmou que havia "três pessoas" em seu casamento — uma referência à relação extraconjugal de Charles com Camilla Parker-Bowles, hoje sua esposa — e admitiu que ela mesma estava tendo um caso.

De acordo com a investigação independente, citada pelo "Telegraph" antes de sua publicação hoje à tarde, o repórter teria violado as regras editoriais, ao falsificar documentos para obter a entrevista. A investigação revela ainda que funcionários da BBC acobertaram suas ações.

Martin Bashir teria mostrado extratos bancários — que se revelaram falsos — a Charles Spencer, irmão de Diana, afirmando que pessoas eram pagas para espionar sua irmã. Segundo este último, foi isso que o levou a apresentar o jornalista a Lady Di.

A polícia britânica e o órgão regulador do setor de comunicação (Ofcom, na sigla em inglês) decidiram não iniciar uma investigação na época.