Topo

Morre a cantora Berenice Azambuja, aos 69 anos, após parada cardíaca

A cantora e instrumentista Bereniza Azambuja - Reprodução/Instagram
A cantora e instrumentista Bereniza Azambuja Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/06/2021 11h01Atualizada em 04/06/2021 11h52

A gaiteira, cantora e compositora Berenice Azambuja morreu, na noite de ontem (3), aos 69 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Segundo o portal G1, ela estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, na região Norte do Rio Grande do Sul.

A artista lutava contra um câncer no pâncreas e morreu após sofrer uma parada cardíaca. A cerimônia de despedida acontece ainda hoje (4), na cidade de Vila Lângaro, no Norte do estado. O enterro está previsto para ocorrer às 17h (de Brasília).

Natural da cidade de Porto Alegre, Berenice Azambuja foi uma das mulheres pioneiras no trabalho com músicas exaltando o tradicionalismo gaúcho. Ao todo, ela gravou 17 discos, sendo que três lhe renderam o disco de ouro.

Eduardo Leite, governador do estado do Rio Grande do Sul, lamentou a morte de Berenice Azambuja e a elogiou por representar o estado com exemplo de superação e amor.

O Rio Grande do Sul perdeu na noite passada uma referência na música nativista e um exemplo de superação e amor pelo nosso Estado. Que a gaiteira e guerreira Berenice Azambuja descanse em paz. Sentiremos saudades! Minha solidariedade aos familiares e amigos.