Topo

Lacombe perde canal no YouTube; plataforma analisa conteúdo publicado

Jornalista Luis Ernesto Lacombe relembra saídas da Globo e da Band - Reprodução/YouTube
Jornalista Luis Ernesto Lacombe relembra saídas da Globo e da Band Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

08/06/2021 14h59Atualizada em 08/06/2021 15h15

O jornalista Luís Ernesto Lacombe afirma que o seu canal no YouTube foi hackeado e, logo em seguida, bloqueado pela plataforma, retirando todo o conteúdo publicado do ar.

O apresentador da RedeTV! contou aos seguidores que seu perfil na plataforma já não se encontrava mais lá. Um aviso foi posto dizendo que o conteúdo violava políticas do YouTube, como "nudez ou conteúdo sexual".

Aos censores de plantão, àqueles que detestam a democracia e a liberdade, sinto informar que meu canal no YouTube foi hackeado e, em seguida, bloqueado pelo YouTube.

Procurado pelo UOL, o YouTube informou que está investigando o caso para entender se o canal foi ou não invadido.

Após identificarmos um conteúdo que violou gravemente nossas políticas, [e] o canal Luis Ernesto Lacombe foi encerrado. O YouTube está investigando o caso para entender se esta seria uma atividade legítima ou resultado de uma invasão do canal por pessoas mal-intencionadas. Diz o comunicado

O jornalista mantinha vídeos com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Durante passagem pela Band, em 2020, Lacombe também usou seu espaço na TV para promover um debate sobre "quem mandou matar Jair Bolsonaro", dando abertura para teorias conspiratórias e fatos "alternativos".

Após seu desligamento, afirmou sofrer "censura" por ser conservador — o programa, contudo, não apresentava bons índices de audiência e as discussões eram pouco éticas e controversas.