Topo

Heitor Martinez é vacinado contra a covid-19 no Rio de Janeiro

Heitor Martinez ficou 13 dias na UTI por causa da covid-19 - Cesar Alves/Globo
Heitor Martinez ficou 13 dias na UTI por causa da covid-19 Imagem: Cesar Alves/Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/06/2021 15h29

Heitor Martinez recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 no começo da tarde de hoje, em um posto de vacinação no Rio de Janeiro. Em abril, o ator ficou 13 dias internado na UTI da Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, depois de complicações da covid-19.

Apesar de não ter sido entubado, o ator de 52 anos disse ter passado por momentos difíceis durante o tratamento. "Foram dias de muita tensão e incertezas, principalmente a primeira semana. O medo e a confiança estavam sempre presentes. E, a cada exame de sangue e a cada visita dos médicos, a confiança foi vencendo", explicou Heitor em entrevista recente para a "Quem".

Heitor relatou que usou a respiração e meditação como métodos para se manter calmo: "Meu mantra era o foco na respiração. Imaginava cada parte do meu corpo recebendo o oxigênio necessário e, principalmente, confiava nos médicos que sempre foram claros nos procedimentos tomados para a minha recuperação".

"Minha internação foi na hora certa, pois meu nível de oxigenação estava caindo perigosamente. Só soube da possibilidade da intubação no nono dia [de internação], quando meu quadro já estava evoluindo para a alta hospitalar e os médicos me revelaram que por pouco não fui intubado. Fiquei bem chocado, mas aliviado. Usei quatro tipos de ventilação não invasiva e minha adaptação rápida evitou o pior", relembrou.

Martinez teve alta hospitalar no dia 16 de abril e desde então, o ator tem feito fisioterapia motora e pulmonar todos os dias, em casa, para não ficar com sequelas:

"Já entendi que os exercícios de respiração serão meus parceiros pelo resto da vida. Ainda me sinto cansado após lavar a louça ou ficar em pé por muito tempo. O corpo simplesmente desliga e tenho que me deitar. Já estou diminuindo a dosagem dos remédios e a alimentação e o sono estão bem".

Ao receber a dose da vacina, Heitor posou para fotos com o punho levantado, indicando vitória.