Topo

Caco Barcellos volta a fazer reportagem na rua: 'Foi sofrido ficar em casa'

Caco Barcellos volta a fazer reportagem na rua após ser vacina contra covid-19 - Maurício Fidalgo/TV Globo
Caco Barcellos volta a fazer reportagem na rua após ser vacina contra covid-19 Imagem: Maurício Fidalgo/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

22/06/2021 16h05Atualizada em 22/06/2021 16h13

A edição de hoje do "Profissão Repórter" (TV Globo) marca a volta de Caco Barcellos às reportagens na rua após precisar trabalhar de casa por conta da pandemia da covid-19.

O repórter já recebeu as duas doses da vacina e, após cumprir os protocolos de segurança da emissora carioca, voltou a trabalhar na rua para celebrar os 15 anos do programa — que vai ao ar logo após o "no Limite".

Foi estranho acompanhar tudo o que estava acontecendo de casa. Sempre me vi acompanhando e cobrindo grandes acontecimentos dentro e fora do Brasil, e me vi obrigado a ficar em casa para minha proteção. A volta ao trabalho de campo é maravilhosa. Foi muito sofrido ficar em casa durante esse período.
Afirmou Caco Barcellos.

Imunizados! Os famosos que já receberam a vacina da covid-19

Ele conta que, como o programa não foi exibido em 2020, aproveitou o período para fazer estudos e pesquisas e levantar material sobre diferentes assuntos.

Fui buscar contextos, estudos, pesquisas, passei a usar as fontes não humanas, livros e internet, para conhecer diferentes percepções sobre os mais variados assuntos. Aproveitei também para ler, porque tinha deixado acumular alguns livros. Li bastante material de repórteres dos séculos XVIII e XIX, que não tinham câmeras e tecnologias como hoje. Tudo se baseava 100% em textos escritos magistralmente.

Caco revela que sentiu falta do contato presencial com as pessoas — o que, segundo ele, é fundamental para conseguir uma boa entrevista.

Vivemos em um país desigual e, por isso, podemos encontrar pessoas privilegiadas e conhecer histórias de quem sofre com a fome e a falta de perspectiva no mesmo dia. São experiências muito diferentes. É preciso estar preparado para todas as situações. Esse contato é o que faz a diferença na hora de entrevistar. Lamentei perder essa riqueza do contato pessoal, porque fazer um trabalho de apuração apenas por telefone ou internet é totalmente diferente.

O jornalista celebra os 15 anos do "Profissão Repórter" olhando para a trajetória do programa com reencontros com personagens que passaram pela atração. A ideia é mostrar como o país e a equipe do jornalístico mudaram nesse tempo.

Vamos produzir ao longo do ano programas especiais com temas variados, como violência, saúde. Nesta terça-feira, vamos falar de música e fama. Conhecemos artistas lá atrás, como o Wesley Safadão e Anitta, que tinham pouco tempo de carreira e muitos sonhos para conquistar. É muito legal saber deles, que nos receberam lá atrás quando ainda estavam começando, para saber como foi o caminho para o sucesso.