Topo

Atriz Mabel lutou contra doença rara após parto e passou por dez cirurgias

Mari Monts

Do UOL, em São Paulo

23/06/2021 04h00

A atriz Mabel Calzolari, que morreu ontem aos 21 anos, lutava contra a aracnoidite torácica, doença rara que causa inflamação da medula espinhal. Mabel atuou na novela da Globo "Orgulho e Paixão", em 2018.

A família informou que a atriz teve morte cerebral após sofrer paradas respiratória e cardíaca. Durante o tratamento, Mabel contou com o apoio financeiro de uma campanha que teve a participação das atrizes Talita Younan, Viviane Araújo, Aline Dias e Monique Curi.

Ela recebeu o diagnóstico da doença em 2019, após o nascimento de Nicolas, seu filho, fruto do relacionamento com o ator João Fernandes. Os dois terminaram a relação no ano passado e se tornaram amigos.

João prestou uma homenagem para a mãe de seu filho.

Hoje eu perdi minha vizinha, minha amiga, inspiração, namorada, noiva, ex, amiga, parceira e mãe do meu filho. E o mundo ganha mais um capítulo sobre a história da mulher mais sinistra que eu já vi. Obrigado por lutar tanto por nós, pela nossa família, por ter me escolhido e me dado o maior presente que existe no mundo. Seguiremos com a imagem do seu sorriso carismático que transformava e invejava muitos.

Luta

Mabel teve que se submeter a dez cirurgias por causa da doença. A atriz compartilhava a rotina do tratamento em suas redes sociais.

Nesse processo, ela também enfrentou uma meningite. Mas sempre teve confiança em sua recuperação. Em abril deste ano, ela escreveu em suas redes sociais: "Creio que vai ficar tudo bem".

Mensagem de despedida

A mãe de Mabel, Silvia, usou o Instagram da atriz para publicar uma mensagem de despedida para a filha.

Seu sorriso, sua beleza, sua força, sua energia, seu carisma, todo seu amor estão aí. E não vão embora nunca. Você pode partir, pode ir para junto de Deus. Mas o que você inspirou e transformou estarão aqui para sempre.