Topo

Anderson Leonardo tem indenização negada após ser acusado de estupro

Anderson Leonardo, do grupo Molejo - Mariana Pekin/UOL
Anderson Leonardo, do grupo Molejo Imagem: Mariana Pekin/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/06/2021 17h00

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, teve um pedido de indenização negado pelo TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Ele entrou com a ação por danos morais após ser acusado de estupro por um jovem.

A decisão da juíza Ana Paula Azevedo Gomes, da 7ª Vara Cível Regional de Campo Grande, aconteceu após o cantor pedir para que a ação tramitasse em segredo de justiça, o que foi decretado, mas o próprio realizar publicações sobre o assunto.

"Essa publicidade não apenas caracteriza descumprimento de ordem judicial, mas tem outro efeito: esvazia a própria demanda", avaliou a juíza na decisão.

Se o que gera o dano é a exposição, se ele próprio se expõe, comenta inclusive a decisão, a qual é divulgada apesar de proibido, ele se coloca também como agente causador do dano que diz sofrer e dessa forma esvazia o conteúdo da demanda. A dignidade é uma só, se a notícia, quando divulgada pelo autor não traz dano, quando divulgado pelo réu igualmente não pode trazer.

A sentença aponta que "o controle não é do que se fala, mas do dizer em si". Segundo a decisão, Anderson Leonardo pode entrar com uma nova ação caso prove sua inocência diante da acusação de estupro.

Publicações nas redes sociais

Na última quinta-feira (24), Anderson Leonardo compartilhou um vídeo agradecendo pelo trabalho de seus advogados. Ele mostrou o trecho de uma liminar que impedia o jovem de citá-lo publicamente.

A decisão celebrada pelo cantor definia multa de R$ 1 mil a cada vez que o jovem citasse Anderson publicamente, seja nas redes sociais ou por outros meios.

O jovem ironizou a liminar na sexta-feira (25) ao compartilhar uma foto em que mostrava um noticiário comentando a decisão. "Isso é amor não correspondido", afirmou.

Em entrevista ao "Extra" em abril, o jovem disse ter mantido um relacionamento de 8 meses com Anderson Leonardo antes da denúncia. "Não menti em nada", garantiu.

O cantor do grupo Molejo chorou ao falar sobre o caso em entrevista ao "Domingo Espetacular" dada em fevereiro. "O que eu fiz e faço entre quatro paredes, ninguém precisa saber de nada", afirmou.