Topo

Britney Spears é convidada a testemunhar sobre tutela no congresso dos EUA

Britney Spears - Reprodução/Instagram @britneyspears
Britney Spears Imagem: Reprodução/Instagram @britneyspears

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/07/2021 19h52

Após ser ouvida pelo Tribunal Superior de Los Angeles na última semana, a cantora Britney Spears foi convidada pelo deputado da Flórida Matt Gaetz para testemunhar diante do congresso dos EUA.

Em carta enviada para a artista, Matt e outros membros do congresso afirmaram estar "preocupados" com a tutela de Britney, que pertence ao pai da cantora, Jamie Spears. O pedido de remoção foi negado ontem pela juíza Brenda Penny.

"Nós queremos ajudar. O que aconteceu com você não pode acontecer com nenhum outro americano. O Congresso pode tornar as coisas melhores e você pode informar suas decisões. Estamos preparados para ouvir você", diz um trecho.

"Sua vida, liberdade e felicidade foram tiradas de você. Por favor, leve vantagem do empoderamento que o testemunho público no Congresso pode desbloquear", completa o texto.

Na sequência, o documento destaca que Britney Spears tem uma história poderosa, capaz de inspirar outras pessoas ao redor do mundo.

"Estamos prontos para sua resposta. Esperamos que você expresse interesse em compartilhar sua história. Estamos com você", concluiu o documento assinado por Matt Gaetz.

Hoje, a empresa de gerenciamento de fortunas Bessemer Trust desistiu da função de co-tutora do patrimônio de Britney Spears. Jamie Spears voltou a ser o único responsável pelo montante de mais de R$ 300 milhões da cantora.

Entenda o caso

Jamie Spears, pai de Britney, tem a tutela da artista desde 2008. O arranjo legal começou após preocupações com a saúde mental da artista, que foi hospitalizada em ala psiquiátrica por duas vezes na época.

A cantora tentou remover o pai da posição de seu tutor em 2020, mas o pedido foi negado e a tutela foi estendida até setembro de 2021. Fãs da artista chegaram a fazer um movimento chamado "Free Britney" pelo fim da tutoria.

Em fevereiro, o The New York Times lançou um documentário chamado "Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela", que deu detalhes da tutela da cantora e retomou as polêmicas envolvendo o assunto.

Segundo registros judiciais confidenciais obtidos pelo The New York Times, a cantora vem tentando encerrar o vínculo há anos, expressando forte oposição ao papel do pai como tutor.