Topo

Morre apresentadora e cantora italiana Raffaella Carrà, aos 78 anos

Raffaella Carrà ficou conhecida como rainha da TV italiana e já participou do "The Voice" como técnica - Stefania D"Alessandro/Getty Images
Raffaella Carrà ficou conhecida como rainha da TV italiana e já participou do "The Voice" como técnica Imagem: Stefania D'Alessandro/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/07/2021 14h06Atualizada em 05/07/2021 14h06

A apresentadora e cantora italiana Raffaella Carrà morreu hoje aos 78 anos, segundo a emissora Rai3, local em que ela comandou o "A Raccontare Comincia Tu", em 2019.

O diretor e amigo de Raffella, Sergio Japino, se despediu da artista por meio de um comunicado:

Raffaella nos deixou. Ela foi para um mundo melhor, onde sua humanidade, sua risada inconfundível e seu talento extraordinário vão brilhar para sempre.

A causa da morte não foi informada. Contudo, Japino disse que uma doença "atacou seu corpo, tão minúsculo mas tão cheio de energia transbordante".

Sua força imparável, que o impôs no topo do sistema estelar mundial, e uma vontade de ferro que nunca a abandonou até o fim, certificando-se de que nenhum de seu profundo sofrimento vazasse.

Raffaella Carrà era um dos ícones da TV italiana, considerada uma rainha do veículo. Ela também se destacou no mundo da música, sendo muito reconhecida em diversos locais do mundo, especialmente na Espanha e na América Latina entre as décadas de 70 e 80.

Nascida em Bolonha em 1943, a estreia na TV foi como dançarina no "Tempo di Danza", em 1961. O estrelato chegou em 1970 ao apresentar o "Canzonissima", atração musical em formato de concurso da emissora Rai — do governo italiano — exibido tradicionalmente aos sábados.

Raffaella chegou a apresentar outros programas no canal Rai. Antes de voltar à Itália em 1995, ela apresentou o "Hola Raffaella" na TV da Espanha.

A artista chegou a comandar a edição de 2004 do tradicional Festival de Sanremo, considerado um dos mais importantes sobre música na Europa.

Em 2013, Raffaella retornou à Rai2 e passou a fazer parte da edição local do "The Voice" como uma das técnicas.

Na música, Raffaella fez sucesso com "En el amor todo es empezar", "Lucas" e "Fiesta".

Ela chegou a fazer turnê pelo México, Argentina e Chile.

*Com informações da BBC