Topo

Juliana Alves celebra beijo em ator trans: 'Me sinto muito honrada'

Bernardo de Assis e Juliana Alves em cena de "Salve-se Quem Puder" - Reprodução/TV Globo
Bernardo de Assis e Juliana Alves em cena de "Salve-se Quem Puder" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/07/2021 09h54Atualizada em 15/07/2021 10h09

Juliana Alves celebrou a cena que protagonizou com Bernardo de Assis no último episódio de "Salve-se Quem Puder" (TV Globo). Os dois, que interpretam respectivamente Renatinha e Catatau, trocaram o primeiro beijo entre um homem trans e uma mulher cis na TV aberta.

"Qual a força do beijo? Grande símbolo do amor, o beijo pode representar muito mais que um gesto de carinho. Um beijo pode ser transformação e também luta", escreveu a atriz em post feito em seu Instagram.

Me sinto muito honrada em fazer parte dessa cena emblemática na história da teledramaturgia: o primeiro beijo entre um homem trans e uma mulher cis em uma novela brasileira. O primeiro beijo trans interracial na nossa televisão aberta. É gratificante para mim, enquanto atriz, poder usar o meu trabalho para trazer representatividade e ajudar a normalizar o amor em todas as suas formas.

"Por que esse beijo é tão simbólico? Em um país que aumentou a violência contra mulheres negras e no país que mais mata pessoas LGBTQI+ no mundo, essa cena simboliza o reconhecimento do nosso direito de ter uma vida digna e de ser feliz", continua Juliana.

Reverencio Glamour Garcia (atriz do primeiro beijo trans-cis na televisão brasileira), Rogéria (primeira pessoa trans na TV do país) e, principalmente, meu companheiro de cena Bernardo de Assis, que emprestou todo seu talento ao Catatau para tornar possível esse trabalho incrível!

A atriz agradece ainda ao autor Daniel Ortiz e complementa: "A igualdade e o respeito deve ser uma luta de todes! Vamos juntes!", escreve.

A cena também foi comemorada pelos espectadores da novela.