Topo

Família de Nayara Vit não consegue autorização e desiste de ir ao velório

Nayara Vit morava no Chile desde 2005, segundo imprensa local; morte está sendo investigada - Reprodução/Instagram
Nayara Vit morava no Chile desde 2005, segundo imprensa local; morte está sendo investigada Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

15/07/2021 10h32Atualizada em 15/07/2021 11h44

A família da modelo Nayara Vit, morta no Chile após cair do 12º de um prédio residencial em área nobre, não comparecerá ao velório do corpo após não conseguir autorização do governo chileno.

Segundo a NSC TV, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina — estado da família da modelo —, as restrições impostas pelo país em razão da pandemia de coronavírus dificultaram a entrada dos parentes no Chile.

O sepultamento estava previsto para acontecer hoje. Gabriel Vit, irmão de Nayara, disse que o ex-marido com quem ela teve uma filha, Óscar, foi autorizado a retirar o corpo da irmã e fazer a cerimônia.

Para fazer o funeral no Chile com seus amigos. A Nayara não tinha motivos para isso, é o que pesa na nossa cabeça. Ela era cheia de sonhos.

Em entrevista ao programa de TV "Hola Chile", da La Red, Gabriel alegou que não teve nenhum retorno do consulado chileno no Brasil.

Estamos numa dificuldade tremenda porque a fronteira do Chile está fechada. Fiz um pedido ao governo brasileiro através do Senado, do Itamaraty e até mesmo consulado chileno e até agora não tivemos retorno. Faz uma semana que minha irmã morreu, cada vez mais vão postergando essas coisas, é muito difícil. Até pensei em ir para o Chile, mas como vou? Ilegal? Não tenho autorização.

A família questiona a versão de que ela teria se jogado do 12º andar do prédio onde morava. Em entrevista ao UOL, a mãe de Nayara, Eliane Vit, afirmou que desconfia que o caso possa ser enquadrado como um feminicídio.

O caso passou a ser investigado pelo Departamento de Homicídios do Chile, de acordo com o jornal local La Nación.

Gabriel também acredita na possibilidade e chegou a enviar uma carta para o Ministério das Relações Exterior pedindo ajuda do governo brasileiro nas investigações sobre a morte da modelo.

São diversos fatos que vem acontecendo que não condizem com que o namorado dela fala.

Nayara Vit - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Gabriel Vit em entrevista ao 'Hola Chile' disse que não conseguiu ajuda para ir ao Chile
Imagem: Reprodução/YouTube

O UOL procurou o Itamaraty sobre o apoio prestado à família de Nayara e se recebeu algum pedido dos parentes da modelo. O órgão alegou que não divulga informações sobre casos individuais em razão da privacidade.

O Itamaraty, por meio da Consulado-Geral do Brasil em Santiago, está prestando assistência cabível à família da vítima, respeitando-se os tratados internacionais vigentes e a legislação local. Em caso de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, os consulados brasileiros podem prestar orientações gerais aos familiares, apoiar seus contatos com autoridades locais e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito. A depender da causa da morte, a assistência consular também pode incluir o acompanhamento das investigações junto às autoridades locais.

A modelo chegou ao país em 2005 e ficou conhecida nacionalmente após participar do programa "Toc Show", em 2015. Ela estava com o namorado, o executivo de uma empresa de tecnologia do Chile, Rodrigo Del Valle Mijac, no dia da morte.