Topo

'Covardia o que estão fazendo', diz Fontenelle após abertura de inquérito

Antonia Fontenelle falou sobre abertura de inquérito contra ela - Reprodução/Instagram @ladyfontenelle
Antonia Fontenelle falou sobre abertura de inquérito contra ela Imagem: Reprodução/Instagram @ladyfontenelle

Colaboração para o UOL

16/07/2021 08h44Atualizada em 22/07/2021 13h04

A atriz Antonia Fontenelle disse que a abertura de uma investigação contra ela para apurar o crime de xenofobia "é uma covardia", após a instauração de um inquérito devido ao uso de "expressões aparentemente preconceituosas e xenofóbicas" por parte da famosa ao tecer comentários sobre o caso DJ Ivis, preso por agressão a mulher.

Por meio de seu canal no YouTube, Fontenelle se manifestou sobre o inquérito aberto pelo delegado Pedro Ivo, da 1º Delegacia Seccional da Polícia Civil da Paraíba, e afirmou que não citará o nome do investigador para não conceder popularidade a ele, mas afirma estar sendo vítima de injustiça, e atribuiu essa comoção à vencedora do BBB 21, Juliette Freire.

"Eu não vou citar o nome do delegado aqui porque presente a gente só dá no Natal e no aniversário e hoje não é nenhum dos dois. Esse delegado da Polícia Civil de João Pessoa instaurou um inquérito policial para apurar um possível crime de racismo praticado por mim. Eu não cometi crime nenhum. Isso tá mais que óbvio. É uma covardia o que estão fazendo comigo desde que eu usei a palavra 'paraíba' para o DJ Ivis, agressor de mulher. Isso graças à campeã do'BBB'", iniciou.

Antonia Fontenelle continuou dizendo que o delegado responsável pela investigação chegou a retuitar uma notícia do G1 sobre o caso, e ela respondeu "dizendo que denunciação caluniosa é crime". Ainda, ela ressalta que também é nordestina, mas que não faz "barulho" apenas no Nordeste.

"Faço barulho no Brasil inteiro. Sou respeitada no Rio de Janeiro. Políticos entram na minha casa pedindo voto. E não estou falando de vereador não, hein?! O senhor, que estudou pra isso, deveria saber o significado da palavra 'xenofobia'. Se o jogador Hulk Paraíba pode ser chamado de Paraíba e o DJ paraibano não pode ser chamada de 'paraíba'... O Hulk não tem o nome de 'Paraíba' na certidão de nascimento", declarou.

Por fim, a youtuber relata que acordou sendo alvo de ataques e xingamentos por pessoas a chamando de "put* e vadi*", e questiona se eles querem que ela "se ajoelhe e peça perdão por algo que eu não fiz?".

"Quando estou errada, eu vou lá e faço [pedir desculpas]. Mas não venham tentar fazer política com o meu nome que eu não vou permitir. Pra me apontar o dedo vai ter que ter currículo ilibado. Não sabe o que é? Dá um Google. Vocês não estão falando de uma loirinha nutella, não. Tá falando com uma nordestina raiz. Não vou pedir perdão de um crime que não cometi. Não esperem isso de mim", completou.

Entenda o caso

Ao comentar o caso de violência doméstica cometido pelo DJ Ivis, a influenciadora digital Antonia Fontenelle utilizou o termo "Paraíba" para se referir ao artista, e a campeã do BBB 21, Juliette Feire, a rebateu por usar o termo preconceituoso para se referir a pessoas do Nordeste.

Nas redes sociais, Juliette, que é natural da Paraíba, afirmou que o termo usado por Fontenelle não é "força de expressão, é xenofobia".

"Não é força de expressão, é xenofobia. Não existe 'ser Paraíba' e 'fazer paraibada'. Existe ser PARAIBANA/O, o que sou com muito orgulho. Tire seu preconceito do caminho, que vamos passar com a nossa cultura e não vamos tolerar atitudes machistas e xenofóbicas de lugar algum", afirmou a maquiadora.

Posteriormente, Antonia Fontenelle rebateu as críticas feitas por Juliette Freire, negou ter sido preconceituosa, e chamou a ex-BBB de "covarde e irresponsável".

Ontem, a Polícia Civil da Paraíba determinou a abertura de uma investigação contra Fontenelle pelo uso de termos preconceituosos. Em nota ao UOL, o advogado da youtuber disse que ela "está sendo vítima de calúnia" e que "teve a fala deturpada e retirada de um contexto".