Topo

'Nunca acreditamos que ela tenha saltado do prédio', diz mãe de Nayara Vit

Brasileira Nayara Vit com a mãe, Eliane Vit; hipótese de suicídio é rebatida pela mãe - Arquivo Pessoal
Brasileira Nayara Vit com a mãe, Eliane Vit; hipótese de suicídio é rebatida pela mãe Imagem: Arquivo Pessoal

Do UOL, em São Paulo

04/08/2021 09h12Atualizada em 04/08/2021 09h19

Eliane Vit, mãe da modelo Nayara Vit que foi morta no Chile em julho aos 33 anos, descartou a hipótese de que a filha pulou autonomamente do 12º andar de um prédio residencial em uma área nobre da cidadede Santiago.

Em depoimento ao "Balanço Geral" (RecordTV), Eliane criticou a polícia local e afirmou que Rodrigo Del Valle Mijac, então companheiro da filha, estava controlando a vida de Nayara.

Em entrevista ao UOL, a mãe de Nayara, havia apontado que desconfia que o caso possa ser enquadrado como um feminicídio.

Nunca acreditamos que ela tenha saltado do prédio. Desde que chegou a notícia [da morte], foi um choque muito grande. Conhecendo a Nayara, era praticamente impossível uma coisa dessa acontecer. A não ser que tivesse surtado sob efeito de uma droga. Naiara era uma pessoa extremamente alegre, feliz, de bem com a vida, como amigos dizem, era difícil brigar com a Nayara. Nunca acreditamos nessa versão. Eliane Vit

Omar Merida, promotor envolvido na investigação, afirmou que "inconsistências" em depoimentos indicam hipóteses diferentes de suicídio no caso. O caso passou a ser investigado pelo Departamento de Homicídios do Chile, segundo o jornal local La Nación.

O promotor ainda afirmou que a polícia está verificando "todas as hipóteses possíveis".

Nayara - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A modelo Nayara Vit e o namorado, o executivo Rodrigo del Valle Mijac
Imagem: Reprodução/Instagram

Na entrevista ao UOL, Eliane havia dito que gritos foram ouvidos pela babá, o barulho de um vaso se quebrando, duas limpezas feitas no apartamento e móveis trocados, o que são algumas das divergências do caso.

Para a RecordTV, a mãe lembrou a última conversa com a filha horas antes dela cair do prédio. Eliane estranhou o comportamento de Rodrigo conforme o relacionamento entre eles avançava.

Ela era muito intensa nos relacionamentos, até amizades, quando ela amava a pessoa — e amava com muita facilidade — se entregava totalmente. Ela, quando nos apresentou o Rodrigo, em dezembro passado, ela disse pra gente que tinha encontrado o amor da vida dela, uma pessoa muito parecida com ela e estava muito feliz. Mas durante esses sete meses fomos percebendo, na verdade, que ele absorveu ela e tentou colocá-la numa redoma que só ele tinha acesso, só ele controlava a vida dela. Eliane Vit

Segundo a matriarca, Nayara chegou a ficar fora das redes sociais — meio que ela usava para falar sobre uma rotina fitness. O motivo foi revelado em uma conversa por telefone.

De um dia para o outro ela desapareceu das redes sociais. Falei com ela por telefone: por quê? o que aconteceu? Ela: 'ah, tô meio cansada das pessoas ficarem bisbilhotando a vida da gente, quero dar um tempo nas redes sociais para ter uma vida pessoal mais tranquila'. A gente aceita as decisões de cada um, mas achei que ela estava fazendo contra a sua vontade. Eliane Vit

No dia da morte de Nayara, as duas falaram por telefone. Horas mais tarde, após conversar com a mãe, a modelo caiu do 12º andar do apartamento onde morava. Na versão de Rodrigo, Nayara, sem dizer nada, correu em direção à sacada e pulou.

Além do relato da babá, também causa estranheza em Eliane que Rodrigo não tenha ligado para ela ou para o pai da modelo quando ela se jogou do apartamento. O executivo teria entrado em contato apenas com o ex-marido de Nayara para avisar sobre a morte.

A modelo chegou ao país em 2005 e ficou conhecida nacionalmente após participar do programa "Toc Show", em 2015.

Não podemos deixar que seja apenas uma triste fatalidade. Que a verdade venha a tona, minha neta precisa saber a verdade que aconteceu com a sua mãe. Eliane Vit

Eliane Vit - Reprodução/Playplus - Reprodução/Playplus
Eliane Vit disse a RecordTV que sumiço da filha nas redes sociais pareceu contra a vontade
Imagem: Reprodução/Playplus