Topo

Sucesso nos anos 90, MC Raposão ganhava a vida como pintor

MC Raposão, expoente do funk melody - Reprodução/Instagram
MC Raposão, expoente do funk melody Imagem: Reprodução/Instagram

Laysa Zanetti

Do UOL, em São Paulo

05/08/2021 10h53

Morreu nesta quarta-feira (4), aos 45 anos, o funkeiro MC Raposão. O cantor é um dos autores do hit "Rap da Estrada da Posse", que agitou a história do funk na década de 1990.

MC Raposão nasceu Alexsandro da Fonseca, e estourou na década de 1990 ao lado de MC Coiote. A dupla, saída de Campo Grande, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi formada por dois amigos que se conheciam desde a infância —o MC Coiote é André Luiz da Costa.

Amizade concreta

MC's Coiote e Raposão marcaram época melody do funk com 'Estrada da Posse' - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
MC's Coiote e Raposão marcaram época melody do funk com 'Estrada da Posse'
Imagem: Reprodução/Instagram

A amizade e a parceria foram mantidas desde os tempos de escola, quando os dois estudavam juntos no colégio Ernesto Nazareth. Lá foi "onde tudo começou", como afirma a letra da música que marcou a carreira do duo.

Toda a inspiração para a letra veio de momentos reais da juventude de Coiote e Raposão.

Além da escola, a praça da música é a São Victor, onde os dois costumavam se reunir com um grupo de amigos para conversarem e pensarem em canções. A inspiração era o funk melody, um ritmo que acompanhou a carreira de Claudinho & Buchecha e é marcado por letras românticas e elementos derivados do hip-hop dos Estados Unidos.

Amor de família

Pai de quatro filhos —dois meninos e duas meninas— e já tornado até avô, Raposão se inspirou, na época, em uma paixão da adolescência para escrever "Estrada da Posse", mas o amor da juventude acabou não se concretizando.

"Acabei não ficando com minha primeira namorada, mas em compensação casei duas vezes."
MC Raposão, em entrevista ao Extra, em 2016.

Apesar do sucesso nos anos 90, Raposão não seguiu apenas na música, e precisou tirar seu sustento de outro lugar. Ele era pintor, mas também fazia shows e anunciava o telefone de contato para shows através de seu perfil no Instagram.

MC Raposão posa vestindo camisa do Flamengo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
MC Raposão posa vestindo camisa do Flamengo
Imagem: Reprodução/Instagram

Torcedor assíduo do Flamengo, Raposão também usava seu perfil para declarar o amor pelo time e, em fevereiro deste ano, chegou a divulgar uma música que escreveu para a torcida.

Em sua última publicação, de abril deste ano, Raposão comemora seu aniversário e agradece por mais um ano de vida.

"Obrigado, Senhor, por me permitir mais um ano de vida (...) Só gratidão a tudo que o Senhor tem feito em minha vida e na minha família."