Topo

Charles não vê Andrew voltando à vida pública após escândalo, diz jornal

Príncipe Charles acredita que retorno do irmão, príncipe Andrew, à vida pública após ser acusado de abuso sexual de menor é impossível - Getty Images
Príncipe Charles acredita que retorno do irmão, príncipe Andrew, à vida pública após ser acusado de abuso sexual de menor é impossível Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, no Rio

12/08/2021 14h39

Segundo fontes do jornal britânico The Times, o príncipe Charles não vê o irmão, príncipe Andrew — ou duque de York —, retornando à vida pública após ser acusado de abuso sexual, apontando que a denúncia é um problema insolúvel.

A advogada americana Virginia Louise Giuffre alega que foi forçada a ter relações sexuais com Andrew quando tinha 17 anos e afirma que ele sabia que ela era uma adolescente vítima de tráfico sexual.

Charles acredita que a acusação é "um dano indesejado à reputação" da família real britânica e que, por mais que ele ame o irmão, o retorno de Andrew é "comprovadamente impossível", segundo fontes da publicação.

O duque de York já está afastado da vida pública e das funções da realeza após uma entrevista dada à BBC em 2019 causar polêmica, em que ele fala sobre seu relacionamento com o criminoso sexual e financista Jeffrey Epstein, o responsável pelo círculo de tráfico sexual que Virginia Louise Giuffre foi vítima.

A advogada alega que os abusos aconteceram três vezes entre 1999 e 2002 em Londres, Nova York e em uma ilha particular no Caribe que era uma propriedade de Epstein.

Na entrevista à BBC, Andrew afirmou que não tinha nenhuma lembrança dos ocorridos. "Não me lembro de alguma vez ter conhecido esta senhora, absolutamente nenhuma. Simplesmente nunca aconteceu", disse ele.

Na última segunda-feira, Giuffre entrou com um processo na segunda-feira em Nova York, Estados Unidos, citando a Lei das Vítimas de Infantis do estado, elaborada para responsabilizar os agressores pelo abuso sexual de crianças e menores de 18 anos no local. Em comunicado enviado à revista People, a advogada comentou o processo:

Conforme o processo é detalhado, fui traficada para ele e abusada sexualmente por ele. Estou responsabilizando o Príncipe Andrew pelo que ele fez comigo. Os poderosos e ricos não estão isentos de serem responsabilizados por suas ações. Espero que outras vítimas vejam que é possível não viver em silêncio e medo, mas para recuperar a própria vida falando e exigindo justiça. Virginia Louise Giuffre

O Príncipe Andrew ou Duque de York, acusado de abuso sexual de menor - SWEN PFÖRTNER / DPA / AFP - SWEN PFÖRTNER / DPA / AFP
O Príncipe Andrew ou Duque de York, acusado de abuso sexual de menor
Imagem: SWEN PFÖRTNER / DPA / AFP