Topo

Um dos mais importantes atores do país, Tarcísio marcou história na TV

Guilherme Lúcio da Rocha

Do UOL, em São Paulo

12/08/2021 11h05

Morreu hoje o ator Tarcísio Meira. Ele estava desde o dia 6 de agosto internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por conta da covid-19. Um dos mais importantes atores do país, marcou história da TV e do cinema, sendo inclusive o protagonista da primeira novela diária do país, "2-5499 Ocupado" (TV Excelsior, 1963).

Tarcísio era casado com Glória Menezes desde 1962. Os dois foram internados juntos, com covid, mas o estado de saúde de Tarcísio era mais grave e delicado. Ele foi logo intubado para tratar a doença, enquanto Glória teve sintomas mais leves.

Os dois formaram um dos casais mais longevos da TV e estavam havia mais de 50 anos na TV Globo. Em 2020, não tiveram seus contratos renovados pela emissora. Passaram o período de pandemia em isolamento no interior de São Paulo, em Porto Feliz, onde tomaram as duas doses da vacina contra a covid-19.

Tarcisio de Magalhães Sobrinho nasceu em São Paulo, no dia 5 de outubro de 1935. Seu sonho, na juventude, era ser diplomata, mas ao reprovar na prova do Instituto Rio Branco, em 1957, trocou a carreira de servidor pela de ator.

Acabou virando um dos maiores. Iniciou a carreira artística no teatro, ainda no final dos anos 1950, e sua estreia na TV aconteceu em 1961, em "Grande Teatro Tupi", da TV Tupi.

Em entrevista ao acervo do projeto Memória Globo, Tarcísio explicou por que, ao virar ator, trocou o sobrenome Magalhães Sobrinho por Meira.

"Magalhaes Sobrinho não dava. Quando entrei [na carreira artística], pensei num nome para mim. Queriam que inventasse um nome, mas eu disse que Tarcísio é meu nome, não iria mudar. Já o sobrenome era complicado, mesmo. Peguei o nome da família da minha mãe e, se pudesse ter 13 letras, seria ótimo. E tinha. Antigamente se dava muita atenção a isso."

Tarcísio Meira morre em SP aos 85 anos; relembre história do ator em fotos

O amor por Glória Menezes

Tarcísio e Glória são um dos casais mais conhecidos e queridos do Brasil, Juntos havia mais de 60 anos, eles se conheceram trabalhando e contracenaram juntos pela primeira vez em "Uma Pires Camargo", novela da TV Tupi de 1961. No ano seguinte, eles se casaram.

"Eu estava ensaiando uma peça chamada 'Chaga de Fogo', quando vi a Glória passar pelo palco. Pensei: 'Que mulherão, que mulher bonita!' Gloria é uma grande atriz, muito talentosa, que sempre me ajudou. É muito bom trabalhar com pessoas talentosas e nas quais a gente confia."

Tarcísio e Glória são pais do também ator Tarcísio Filho, 56 anos.

Os trabalhos na TV Globo

Tarcísio Meira foi protagonista da primeira novela diária do país, "2-5499 Ocupado", transmitida pela TV Excelsior. Por conta da programação ao vivo, as gravações eram feitas tarde da noite. E o elenco não estava muito contente com a novidade.

"Era muito difícil, gravávamos a partir de 0h e fazíamos com muita má vontade, porque queríamos estar no teleteatro [que era transmitido ao vivo]. Mas a TV nos levava para um público maior. Vimos, através desse projeto, que tinha a possibilidade de fazer um teatro popular. E a novela se tornou um teatro popular de muito boa qualidade", afirmou no programa "Persona em Foco", da TV Cultura, em 2019.

O primeiro personagem que Tarcísio fez na Globo foi em 1967, na novela "Sangue e Areia", na qual foi protagonista ao lado de Glória. Ele participou de mais de 60 projetos na emissora, incluindo novelas, minisséries e especiais.

Galã de sucesso, o ator foi destaque em tramas como "Irmãos Coragem" (1970), "Escalada" (1975), "Fera Ferida" (1993), "Torre de Babel" (1998), "O Beijo do Vampiro" (2002) e "Insensato Coração" (2011).

Em 2020, após 53 anos de contrato exclusivo com a Globo, Tarcísio e Glória não tiveram seus acordos renovados com a emissora. Em entrevista ao programa "Conversa com Bial", o ator falou sobre o afastamento da televisão.

"Eu acho que a Globo está tomando novos e diferentes rumos, o que é muito bom, ótimo. Agora, para nós, mais velhos, o novo é sempre um desafio. O nosso contrato terminou, e contrato que termina... Termina".

A última participação do ator em uma novela da emissora foi em 2018, na novela "Orgulho e Paixão". Sobre o sucesso da sua carreira, Tarcísio afirmou que isso é uma consequência medida pelo reconhecimento do público.

"O sucesso independe muito da vontade do ator. Acreditamos que não perseguimos o sucesso, queremos que as pessoas acreditem no personagem. Isso é uma medida do sucesso", afirmou ao programa "Roda Viva" (Cultura), em 2015.

Trabalhos no cinema

Tarcísio também tem uma carreira de destaque no cinema nacional, com diversos trabalhos e prêmios, principalmente nos anos 1970 e 1980.

No currículo do ator, constam produções como "Independência ou Morte" (1972), dirigido por Carlos Coimbra, "O Beijo no Asfalto" (1980), dirigido por Bruno Barreto, e "A Idade da Terra" (1981), último —e mais polêmico— filme do diretor Glauber Rocha.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado, o nome da novela em que Tarcísio Meira atuou é "Orgulho e Paixão" (Globo, 2018).