Topo

Influenciadora é presa em aeroporto de SP com quase meio quilo de cocaína

A influenciadora digital Lai?s Criso?stomo, presa em São Paulo ao tentar embarcar para Dubai com quase 500g de cocaína em cápsulas - Reprodução/Instagram
A influenciadora digital Lai?s Criso?stomo, presa em São Paulo ao tentar embarcar para Dubai com quase 500g de cocaína em cápsulas Imagem: Reprodução/Instagram

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

13/08/2021 11h56Atualizada em 13/08/2021 14h12

A influenciadora digital mineira Laís Crisóstomo e um homem foram presos em flagrante na semana passada no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, quando tentavam embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes.

Na bagagem, a Polícia Federal encontrou quase meio quilo de cocaína oculto dentro de cápsulas em frascos de suplementos alimentares. Ambos receberam voz de prisão. No último dia 7, a Justiça Federal negou habeas corpus para a influenciadora. Ela e o homem permanecem presos.

No dia da viagem, em 5 de agosto, os agentes, que fiscalizavam as bagagens de passageiros com o auxílio do aparelho de raio-x identificaram material suspeito na mala de Peterson de Souza Fontes, que viajaria com Laís, além de objetos com a identificação da mineira. Após análise, foi constatado que o material correspondia a 461 gramas de cocaína.

Os dois foram presos e encaminhados à Justiça Federal, onde respondem pelo crime de tráfico internacional de drogas. O UOL tentou contato com a família de Laís por meio da loja que ela gerencia em Montes Claros (MG) e com o advogado de defesa, mas não teve retorno.

Homem teria confessado ser dono da droga

De acordo com informações do processo, Peterson teria confessado que os entorpecentes pertenciam a ele. No entanto, o desembargador Valdeci dos Santos, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, negou o pedido de habeas corpus da defesa da influenciadora afirmando que há de que ela possa fugir do País "caso seja colocada em liberdade, inviabilizando a prática dos necessários atos de instrução processual e, ao final, a aplicação da lei penal".

O desembargador escreve ainda que "o montante de droga apreendida por si só é suficiente para justificar a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, pois a quantidade de cocaína encontrada na posse da custodiada não pode ser enquadrada como sendo de usuária, restando evidenciado que a droga seria objeto de circulação na sociedade, contribuindo para o fomento do crime organizado, criminalidade social e do lucro que seria obtido com sua comercialização".

Para Santos, ainda há dúvida sobre a quem pertencia a droga. "A confissão do Peterson de Souza Fontes de que os entorpecentes encontrados lhe pertenciam, não se mostra suficiente para afastar os indícios de autoria delitiva da paciente que foram comprovados nos autos de prisão em flagrante".

Viagens a Dubai eram frequentes

Nas redes sociais, Laís ostenta vida de luxo e frequentes viagens a Dubai. A última foto postada em seu perfil no Instagram, em 29 de julho, é dela na cidade. Ela comenta: "só para dizer que tô com saudade da minha Dubai". Ela tem mais de 400 mil seguidores.

No perfil ela aparece também em fotos em praias do Rio de Janeiro, Arraial d'Ajuda, praia muito frequentada por turistas na Bahia, e com o namorado, o empresário Henrique Cassorielo, que vive em Dubai. Ele ainda não se manifestou sobre a prisão de Laís.